Todos têm uma maneira de se comunicar, e a oralidade é a mais antiga e mais eficaz entre todas. Veja algumas dicas de como ter uma comunicação mais efetiva e leve isso para o seu cotidiano!
Ouvir para comunicar
Para que haja comunicação existem três requisitos básicos: um emissor, que é fonte da mensagem; a mensagem, que é o objetivo da comunicação e o receptor, que é aquele a quem se destina a mensagem. Com estes três componentes se faz a comunicação, mas, para que haja a comunicação efetiva é necessário que o receptor compreenda a mensagem, e aqui surge um ponto importante dentro desta trindade da comunicação, o ouvir.
Tratando de mensagens faladas, não é possível que o receptor compreenda a mensagem sem que a escute, e o escutar é uma habilidade que pode ser desenvolvida. Veja algumas dicas de como escutar melhor:
- Ficar em silêncio: a primeira é a mais óbvia, e é válida para você que escuta e para o ambiente a sua volta. Não adianta ficar em silêncio e tentar escutar a mensagem sendo que o lugar onde você se encontra está um caos.
- Compreender além das palavras: ouvir também diz respeito a observar as emoções do outro e estar disposto a compreendê-las.
- Perguntar: se for necessário, pergunte. Muitas vezes não entendemos o que é dito pelo emissor e isso prejudica a compreensão da mensagem. Se não entender o que foi dito, não hesite em perguntar.
Falar nem sempre significa se comunicar com eficácia
Assim como informação é diferente de conhecimento, falar é diferente de se comunicar, mas a informação e o falar são prévias do conhecimento e comunicar, respectivamente. Para que a comunicação oral seja efetiva, deve-se ter os outros três itens: informação, conhecimento e fala, sendo todas as três interligadas na comunicação.
Para se comunicar com clareza, numa palestra, numa aula ou até mesmo numa conversa cotidiana, é preciso:
- Informação: saber que pontos serão abordados ao longo da comunicação;
- Conhecimento: saber com propriedade do conteúdo que se fala;
- Fala: domínio completo da fala, ou seja, sem gagueira, erro de pronúncia e esquecimento de palavras.
Com isso, cria-se uma comunicação efetiva.
Como melhorar a comunicação
A técnica mais conhecida para melhorar a comunicação oral é a oratória, que também é conhecida como a arte de falar em público. Mas a oratória não é uma técnica isolada, pois para aproveitar tudo que ela tem para oferecer é preciso conhecê-la.
Para aprender a arte de falar em público é preciso que não se tenha medo das pessoas que vão lhe escutar, este é o primeiro ponto a ser trabalhado para a oratória. Como segundo ponto, é preciso ter conhecimento sobre o assunto que se fala, como foi dito antes. O terceiro ponto é não ter medo de errar, pois você sabe do que está falando. E por último, você precisa praticar.
Se você gostou do tema e quer saber mais sobre, o SESI EaD do Espirito Santo disponibiliza um curso rápido sobre a Comunicação Efetiva.