Atenção ao detalhe, aptidão para cálculos e proatividade: estas são três qualidades essenciais de quem faz o curso de Ciências Contábeis.
Escolher essa formação traz muitas oportunidades profissionais, desde atuar como contador até abrir o próprio negócio.
Para não ficar de fora, veja o que se estuda na faculdade de Contabilidade!
Tenha uma experiência diferente com os conteúdos da Unileão. Experimente a versão narrada do nosso conteúdo. Basta dar um play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!
O que é a área de Ciências Contábeis?
Vamos começar da linha de partida, sem queimar a largada. Que tal?
Então é hora de saber o que é o curso de verdade.
As Ciências Contábeis reúnem atividades como o registro, o controle, a medição e o acompanhamento das movimentações empresariais. Ela é essencial para chegar ao sucesso e para cumprir obrigações legais.
Cursando a graduação ou faculdade de Contabilidade, você vai ser o profissional dos números, dos cálculos e que ajudará as decisões. Gostou?
Por que escolher esse segmento?
Um dos motivos para o curso de Ciências Contábeis ser cada vez mais procurado é o fato de a área ser muito versátil.
Quem se forma na faculdade de Contabilidade se torna capaz de trabalhar em diversas empresas do setor privado e até no setor público. E é de opção que a gente gosta, né?
Além disso, a parte contábil passou a ser vista como essencial para os negócios. A atuação do contador tem sido mais valorizada e você poderá fazer a diferença nas empresas.
Escolher uma faculdade de qualidade é fundamental para ter uma formação adequada. É como se ela fosse a chave para várias portas de sucesso.
Como funciona o curso de Ciências Contábeis?
Antes de escolher a faculdade de Contabilidade, é indispensável conhecer as suas características principais.
Assim, é possível ter mais segurança sobre essa decisão tão importante, né?
Pensando nisso, separamos algumas informações fundamentais sobre o curso de Ciências Contábeis. Venha conferir quais são esses pontos!
Tipo de formação
Primeiramente, vale saber que a faculdade de Contabilidade é do tipo graduação — e não tecnólogo. Além disso, é uma qualificação do tipo bacharelado.
Quando receber o seu diploma, você terá o título de Bacharel em Ciências Contábeis e poderá atuar no mercado de modo amplo. Com essa formação completa, há como ser muito bem-sucedido no mercado!
Duração
Já que estamos falando de uma graduação “tradicional”, vale saber que o curso de Ciências Contábeis tem duração de 8 semestres ou 4 anos.
Nos primeiros períodos, você terá aprendizados gerais e sobre conceitos importantes. Com a evolução do curso, vão surgindo disciplinas mais aprofundadas e atividades variadas.
Registro profissional
Nem todo mundo sabe, mas quem se forma no curso de Ciências Contábeis precisa estar registrado para exercer a profissão.
O órgão responsável é o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que tem unidades regionais.
Após se formar, é preciso apresentar o diploma e outros documentos e pagar a anuidade para ter (e manter) o seu registro.
Quais são 5 das mais importantes disciplinas do curso de Ciências Contábeis?
Um bom curso não pode deixar de fora nenhuma disciplina relevante para ter uma atuação de sucesso no mercado. No entanto, algumas matérias merecem destaque.
Afinal, elas servem de base para outros aprendizados e serão usadas com muita frequência no dia a dia.
Não aguenta de curiosidade para saber o que te espera? Veja quais são 5 das principais disciplinas do curso de Ciências Contábeis!
1. Contabilidade Gerencial
Se você acha que sua função envolverá apenas lidar com números e declarações, saiba que o mundo mudou.
Hoje, a Contabilidade Gerencial é uma das primeiras matérias do curso — e uma das mais importantes.
Ela inclui vários conceitos e ações relevantes, como cálculo da margem de lucro, encontro do ponto de equilíbrio, análise de preços e muito mais.
As informações que você gerar serão usadas pelos gestores e diretores, na tomada de decisão. É daí que vem o nome gerencial: os conceitos são aplicados ao mundo dos negócios para que eles sejam bem úteis.
2. Contabilidade Geral
É claro que também não podemos deixar de falar da Contabilidade Geral, né? Como se fosse a base de um prédio, ela estrutura boa parte do curso.
Nessa disciplina, você aprende sobre o patrimônio, descobre os cálculos contábeis e fica por dentro das metodologias.
É uma forma de entender o papel geral da contabilidade e de aprender a colocar seus conceitos principais em prática.
3. Estrutura das Demonstrações Contábeis
As demonstrações contábeis estão entre os documentos mais importantes para um negócio.
Representam a situação financeira da empresa, como o desempenho antes e depois dos impostos, a variação de patrimônio e assim por diante.
Na disciplina de Estrutura das Demonstrações Contábeis, você aprenderá a montar tais documentos de forma completa. Afinal, eles funcionam como se fossem fotos da situação contábil da empresa.
Tenha a certeza: as demonstrações aparecerão várias vezes ao longo da faculdade e da sua carreira. Então, essa é uma daquelas disciplinas indispensáveis, tá bom?
4. Teoria Geral da Contabilidade
Por falar em matérias essenciais, a Teoria Geral da Contabilidade é mais uma que deve estar em seu radar.
Afinal, ela traz todos os conceitos importantes para o curso de Ciências Contábeis.
Você terá noções básicas e que abrem portas para outros conhecimentos. Também é a sua chance de saber sobre patrimônio, estrutura, contas, procedimentos e registros.
Essa é uma ótima maneira de aprender o básico, o que é relevante em uma formação de qualidade. Mande bem nessa disciplina e você verá como as outras vão fluir melhor.
5. Perícia, Avaliação e Arbitragem
Após concluir a graduação, uma das alternativas de carreira é atuar como perito ou avaliador contábil. Então, é claro que essa é uma das disciplinas importantes.
Na matéria Perícia, Avaliação e Arbitragem, você aprenderá o que é e como fazer uma perícia contábil. Ela ainda trata de laudos, fundamentações e como realizar a mediação.
Se dar bem nessa disciplina poderá abrir um novo campo de atuação na sua carreira. Vale a pena ficar de olho!
Também não podemos nos esquecer das atividades práticas. Elas consolidam o seu conhecimento e fazem com que você fique muito mais preparado para atuar no setor.
Veja algumas alternativas:
- prática constitucional e fiscal;
- prática contábil e pessoal;
- prática pública;
- núcleo de consultoria;
- núcleo de controladoria e finanças;
- núcleo de empreendedorismo e inovação;
- núcleo de empregabilidade e treinamento; e
- núcleo de sustentabilidade.
Curso de Ciências Contábeis: uma graduação em alta!
O curso de Ciências Contábeis envolve mais que cálculos e matemática financeira.
Ele tem a ver com o uso estratégico desses conhecimentos e pode trazer várias oportunidades profissionais.
Se quiser ficar por dentro das novidades do mercado, veja quais são as tendências de carreira para a nova década!