Como entrar no mercado de trabalho? De que forma é possível ter uma carreira de sucesso? Qual o melhor caminho para desenvolver uma profissão? A resposta é simples e igual para essas questões: por meio do conhecimento e do aprendizado. Na hora de definir o que estudar, entretanto, surge a dúvida: é melhor ir para um curso técnico ou tecnólogo?
Essas duas alternativas parecem semelhantes, mas, na verdade, têm muitas diferenças. Quanto mais você souber o que destaca uma opção da outra, mais fácil vai ser tomar uma boa decisão.
Pensando nisso, separamos as principais diferenças entre curso técnico ou tecnólogo. Confira!
Como funciona o curso técnico?
O curso técnico pode ser cursado paralelamente ao Ensino Médio ou depois desse período. Se escolher esse caminho, você estudará em escolas técnicas ou centros profissionalizantes. Essa é uma possibilidade com características que devem ser muito bem avaliadas antes da sua decisão.
Duração
A duração do curso técnico varia bastante com as regras e preferências de cada instituição. Há formações rápidas e especializadas em certos pontos e até aquelas que levam mais de 2 anos.
Nível e requisitos
O curso técnico pode ser cursado por quem já se formou no Ensino Médio, por quem tem esse nível incompleto ou por quem está em formação. Cada um tem exigências específicas, então vale a pena ficar de olho.
A formação é de nível técnico, que é uma espécie de intermediário entre o nível médio e o superior.
Mercado de trabalho
O mercado de trabalho tem boa entrada para profissionais técnicos, especialmente na parte da indústria. Em geral, quem tem essa capacitação atua mais na área operacional, com a execução de tarefas voltadas para a produção.
Como funciona um curso tecnólogo?
O curso tecnólogo ou de tecnologia é um tipo de “passo à frente” do curso técnico. Ele oferece uma visão completa sobre uma carreira e, em algumas situações, já é o suficiente para se tornar um profissional na área. Ele é realizado em uma universidade, assim como uma graduação “tradicional”.
Duração
O tempo médio de conclusão para um curso tecnólogo é de 2 a 3 anos. Isso faz com que você tenha um nível maior e mais aprofundado de conhecimentos sobre a área de interesse.
Nível e requisitos
O curso de tecnologia faz parte do ensino superior. Por isso, é obrigatório ter concluído o Ensino Médio para poder se matricular em um. Sem o diploma, não é possível fazer a matrícula.
O diploma também tem um peso maior, já que se trata de algo no mesmo nível de uma graduação tradicional.
Mercado de trabalho
Se você se tornar um tecnólogo, terá ainda mais oportunidades de emprego. Há a chance, inclusive, de atuar em áreas de gestão e gerenciamento, em vez de focar apenas nas questões operacionais. No geral, há muitas possibilidades de crescimento na carreira.
Curso técnico ou tecnólogo?
Como ficou claro, essas duas opções são bem diferentes, não é mesmo? Cada uma é mais indicada para certos objetivos, então você deve pensar no que é importante. Se quiser algo bem rápido e pouco especializado, o curso técnico é melhor.
Já um curso de tecnologia permite ter uma formação completa sobre o tema do seu interesse. É uma boa forma de se preparar para o mercado de trabalho e aproveitar boas oportunidades.
E a graduação?
Entre curso técnico ou tecnólogo, você pode apostar em um terceiro caminho: a graduação. Um curso de 4 anos é apenas um pouco mais longo que um tecnólogo e oferece uma formação especialmente robusta. Com a escolha do curso ideal para as suas habilidades e seus interesses, é possível ter mais oportunidades no mercado!
A dúvida entre curso técnico ou tecnólogo é comum por eles serem muito parecidos. Agora que você já conhece as diferenças, é possível tomar a decisão certa para o seu futuro — que pode incluir, até mesmo, uma graduação. Que tal?
Caso decida aproveitar as vantagens do ensino superior, venha descobrir como escolher a melhor faculdade.