Na hora de escolher o curso e de fazer matrícula, é comum ter dúvidas sobre as modalidades de estudo e formação. Entre as alternativas disponíveis, uma questão surge com frequência: afinal, curso tecnológico é graduação?
As formações tecnológicas têm se tornado cada vez mais populares e são ótimas opções para diversos perfis de estudantes. Então, nada mais justo que conhecer suas maiores qualidades antes de tomar a decisão, certo?
A seguir, veja se o curso tecnológico é graduação e entenda do que se trata essa escolha!
O que são cursos superiores tecnológicos?
Os cursos tecnológicos também são conhecidos como graduações ou cursos superiores em tecnologia. Eles recebem esse nome para que seja possível diferenciar as alternativas do bacharelado e da licenciatura tradicionais.
Basicamente, a graduação tecnológica é um curso de duração intermediária e com foco em atender às demandas do mercado. Por isso, envolve muitos assuntos práticos e que ajudam a resolver os desafios das empresas de diversos tipos e tamanhos.
Quem pode escolher esses cursos?
Os requisitos para fazer um curso superior em tecnologia são os mesmos para quem deseja entrar em uma graduação tradicional. Você deve ter formação completa no Ensino Médio e passar por um processo seletivo, como um vestibular, para garantir a sua matrícula.
Os cursos são ideais tanto para quem ainda não tem formação no ensino superior, quanto para quem já conta com um diploma. Ele serve para aprofundar seus conhecimentos em uma área e para quem deseja mudar de carreira, por exemplo.
Vale a pena fazer?
Não importa a sua condição: os cursos tecnológicos são boas opções para garantir ou complementar a sua formação. Alguns assuntos, inclusive, são tratados exclusivamente por essa modalidade, então vale conferir o que se encaixa no seu perfil tradicional.
Como dissemos, ele também pode ser considerado para mudar de carreira ou se mostrar como um profissional dinâmico e sempre em busca de novidades. Então, sim, vale a pena fazer e usar essa formação de maneira estratégica.
Qual é a diferença entre graduação e tecnológicos?
Na prática, curso tecnológico é graduação — e quem diz isso é o próprio Ministério da Educação (MEC). Isso significa que não há, exatamente, uma diferença entre eles. Porém, um curso superior tecnológico é distinto do bacharelado e da licenciatura. A seguir, veja quais são os principais pontos!
Duração
Um curso tecnológico dura menos que a graduação “tradicional”. Enquanto cursos comuns demoram de 4 a 5 anos, o superior tecnológico pode ser concluído em cerca até 3 anos, geralmente. Para quem busca uma formação dinâmica, é uma ótima opção.
Foco de aprendizado
Enquanto os bacharelados trazem uma visão ampla de cada área, os cursos tecnológicos costumam ser direcionados para ramos mais específicos.
Vamos pensar na Gestão Comercial, por exemplo. Essa graduação traz um enfoque aprofundado em negócios e vendas, sobretudo. Esses são alguns dos temas vistos no bacharelado em Administração, que também estuda questões ligadas a recursos humanos, finanças, estruturas organizacionais, marketing etc.
É importante deixar claro que o mercado valoriza os dois tipos de graduação.
O superior tecnológico é a melhor opção para quem quer ter uma formação mais direcionada, enquanto o bacharelado é indicado para os estudantes que buscam uma compreensão geral da cada área.
Grade curricular
Se o foco de aprendizado é diferente, a grade também muda.
Se em um bacharelado a preocupação com as necessidades do mercado já é grande, isso ainda é mais presente na graduação tecnológica. Nos cursos dessa modalidade, você terá uma visão ainda mais clara de como aplicar os conhecimentos no cotidiano, rumo ao sucesso profissional.
Diploma tecnológico vale como superior?
Sim, o seu diploma terá a mesma validade que um diploma de graduação tradicional. Essa é uma modalidade do ensino superior e, por isso, você terá a formação necessária para preencher certas vagas.
Só é importante que o curso seja reconhecido e autorizado pelo MEC, pois isso garante que o documento tenha total validade legal. Inclusive, essa formação permite que faça pós-graduação, por exemplo.
Tenha cuidado com a escolha da instituição
Ainda que essa formação seja reconhecida como uma alternativa de ensino superior, é preciso ter cuidado com a escolha da faculdade. Afinal, você deseja ter a capacitação certa e ser bem-visto, profissionalmente, pelo mercado, certo?
A dica é selecionar um centro universitário que tenha boa infraestrutura, grade curricular completa e um time de professores de alta qualidade. Isso fará com que você tenha a melhor capacitação e saia pronto para conseguir um emprego.
O curso superior tecnológico é graduação e faz parte do ensino superior. Realizado em uma instituição de qualidade, oferece mais uma oportunidade de capacitação e preparação para o mercado!
Já que estamos falando nisso, veja se é melhor fazer curso técnico ou tecnólogo e tire as suas dúvidas!