Tenha uma experiência diferente com os conteúdos da Unileão. Experimente a versão narrada do nosso conteúdo. Basta dar um play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!
Escolher um curso de graduação para seguir carreira é um dos maiores desafios dos estudantes. E quando além do curso ainda existe a dúvida de qual área atuar na profissão?
Pensando nisso, vamos nesse post esclarecer as diferenças entre as áreas de Licenciatura e Bacharelado do curso de Educação Física.
O profissional da Educação Física é cada vez mais necessário no dia a dia da sociedade. Ele é responsável pelo bem-estar das pessoas através da prática de atividades físicas, além planejar, supervisionar e coordenar programas esportivos e recreativos.
Licenciatura
O curso de Licenciatura Educação Física prepara o estudante para atuar na carreira de professor. Ele pode ensinar na Educação Básica, Ensino Fundamental e Médio, bem como realizar pesquisas na área científica.
É um amplo mercado de trabalho com um importante papel na sociedade, também diretamente relacionado com a capacidade deste profissional de atuar em outros segmentos da sociedade com finalidades educativas de formação cultural e cidadã, de desempenhar atividades pertinentes de coordenação, planejamento, execução e avaliação de programas de Educação Física e esporte com crianças, jovens, adultos e idosos, junto às instituições de educação básica de gestão pública ou privada, bem como, outras áreas de atuação do licenciado em Educação Física.
Bacharelado
O Bacharel em Educação Física pode atuar em diversas áreas, com exceção da carreira de professor em instituições de ensino, exclusiva do licenciado.
Ele pode atuar em: academias, ginástica, natação, musculação, hidroginástica, personal training, técnico em esportes, programas de atividades físicas e etc.
Este poderá estar em um grande universo de áreas que contemplem atividades de planejamento, execução e avaliação de programas de atividades físicas individuais e em grupo abrangendo crianças, jovens, adultos e idosos.
Diferenças
As duas modalidades têm importantes papéis a desempenhar, sendo que o bacharel não pode ser professor de escola, assim como o licenciado não pode atuar em academias.
Isso, no entanto, não impede que o aluno busque uma formação complementar nas duas áreas de atuação, ampliando ainda mais o seu leque de opções no mercado profissional.
Se você ainda está em dúvida de qual caminho seguir, pesquise um pouco mais sobre as áreas e conteúdo do curso, veja todas as possibilidades que a profissão pode lhe oferecer.