Provavelmente você já escutou a palavra empregabilidade por aí. Mas afinal, o que ela significa e em que ela pode te ajudar?
Veja abaixo algumas informações para se destacar positivamente no mercado de trabalho.
O que é empregabilidade?
Empregabilidade é o termo utilizado para definir a capacidade ou possibilidade de conseguir um emprego, e também a aptidão para se manter nele.
Ser empregável é diferente de estar empregado. O emprego é a segurança da carteira assinada e uso de todos os benefícios que ela traz, simplesmente.
Ser empregável é estar mais seguro, pois, a pessoa que é empregável dificilmente será dispensada, e caso seja, ficará desempregada por pouco tempo.
Além disso, ser empregável é ter capital intelectual, capital ético e capital emocional. Não se faz mais empregados com puro intelecto, esses eram os empregados de décadas atrás.
Como diz Jack Welch, ex-CEO da General Electric (G.E.), é recomendável contratar e manter pessoas com boas técnicas e de bom caráter, pessoas de mal caráter, mesmo que boas tecnicamente, geram desordem no ambiente de trabalho.
Como desenvolver a empregabilidade?
Para desenvolver a empregabilidade é necessário saber a que time se pertence e saber a definição dos capitais. Por “time” entende-se o conjunto dos capitais citados acima que você possui, mas ainda falta a definição dos capitais.
O capital intelectual diz respeito a seu conhecimento teórico e prático sobre as atividades a serem executadas. E a busca por qualificação profissional constante auxilia nesse processo.
O capital ético é o capital que ressalta o conjunto de valores do indivíduo.
Já o capital emocional, resumidamente, é a empatia com a empresa em si e as pessoas que lá estão, sejam colegas de trabalho ou clientes.
Caso não possua nenhum dos três, procure adquirí-los, pois sem eles seu nível de empregabilidade é extremamente baixo.
Dicas extras para aumentar sua empregabilidade
Busque cursos de graduação ou tecnológicos para enriquecer o intelecto; assista a palestras sobre ética social e profissional e pratique com todas as pessoas suas melhores atitudes para enriquecer seu capital emocional.
Se possui pelo menos um, há duas tarefas a se fazer: aprimorar e adquirir. Aprimore o(s) capital já existente e adquira os demais. Siga as dicas do item anterior, caso já seja graduado, procure cursos de pós-graduação e participe de congressos na área.
Se possui os três, não fique parado, aprimore seu capital e seja ainda melhor. Nesse caso a receita não muda, busque sempre o aprimoramento dos seus capitais.
A definição mais comum de capital também é válida aqui. Capital é valor. Enriqueça sua vida profissional.
Gostou do conteúdo? Aproveite e faça o nosso quiz sobre quem é você no mercado de trabalho!