O nervosismo sempre é normal ao enfrentar entrevista de emprego, seja a primeira oportunidade ou uma recolocação profissional. Além do controle do nervosismo, estar preparado é extremamente importante para estar de frente com o recrutador. Esse é um momento decisivo em sua vida. Você vai precisar mais do que os dados de seu currículo para conquistar o seu possível empregador.
Seja pontual!
Um ponto que soa óbvio, mas tem muita gente que acaba falhando nele é a pontualidade. É importante ter em mente que você está competindo com outros candidatos e que a primeira impressão tem um grande impacto. Programe-se para chegar no horário e se possível até um pouco antes.
Pesquise!
A internet pode ser uma grande aliada, faça a lição de casa e pesquise sobre a empresa. Hoje em dia praticamente todas as empresas possuem perfis nas redes sociais e quanto mais informações você tiver melhor preparado vai estar, vá além da página inicial. Conheça bem a empresa e sua área de atuação também, assim você mostra que está interessado em fazer parte da equipe.
Interaja!
Quando o recrutador questionar se você tem alguma dúvida, pergunte quais as expectativas que ele e a empresa têm em relação à pessoa que vai ocupar o cargo. Fazer perguntas é interessante. As perguntas vão demonstrar o seu real interesse na vaga. Tome cuidado para não interromper ou disputar espaço com o recrutador. Espere o momento certo para fazer suas perguntas.
Mostre confiança!
Use sua confiança ao seu favor, fale de suas experiências anteriores e sucessos, sem exagero, para mostrar sua capacidade. Seja sincero na hora de apresentar os resultados obtidos por você em seus projetos. Se você está em busca do primeiro emprego, fale de suas pequenas conquistas na faculdade, escola e até mesmo algo relacionado à sua vida pessoal que contribuiu de alguma forma para o seu crescimento.
Além do seu interesse, sua capacitação educacional é chave para seu acesso a uma oportunidade profissional. Invista nisso!