Quer aumentar as suas chances de conseguir um trabalho? Então tome muito cuidado com os erros no currículo, pois eles podem sabotar você.
Afinal, com tantos candidatos para avaliar, nenhum recrutador quer perder tempo com documentos mal feitos.
Por isso, dizer que um bom currículo ajuda a conquistar o emprego dos sonhos não é exagero.
Veja abaixo o que você precisa saber para não fazer feio!
Para evitar erros no currículo: principais pontos de atenção
Na hora de escrever o documento, você deve ter cuidado tanto com as informações quanto com a aparência. Afinal, os erros no currículo têm diversas causas.
Estrutura
É preciso organizar as informações de um jeito que o recrutador bata o olho na página e encontre o que procura. Sendo assim, fazer uma divisão por tópicos é a melhor opção.
Visual
Se você não trabalha com design ou artes, não tente inovar. Aposte no visual simples, com fontes tradicionais, na cor preta e em tamanho legível.
Conteúdo
Ao fazer um currículo, você vai ter que escolher as informações mais importantes, fazendo um resumo das suas experiências. Além disso, sempre leve em conta a função e as exigências da vaga.
Os 5 piores erros no currículo
1. Colocar informações desatualizadas
No cabeçalho, precisam estar seus dados para contato. Se o telefone ou e-mail tiverem desatualizados, o recrutador vai ter dificuldades em falar com você.
Com isso, as chances de ganhar a vaga vão embora pelo ralo.
Parece óbvio, mas muitos candidatos esquecem de atualizar os dados. Não seja um deles!
2. Cometer erros de português
Erros básicos de ortografia e gramática no currículo passam uma péssima imagem. Eles dão a impressão de que a pessoa não sabe escrever bem.
Pior ainda, os erros de português e de digitação passam uma ideia de desleixo. Ou seja, que o candidato nem se deu ao trabalho de fazer uma revisão.
3. Escrever muitas páginas
Nunca se esqueça da concorrência do mercado. Os recrutadores não têm tempo de ler com calma todos os currículos que recebem, pois são muitos.
Sendo assim, é preciso ser objetivo, nada de encher linguiça. Se quiserem saber mais sobre suas experiências e habilidades vão chamar você para uma entrevista de emprego.
4. Colocar foto quando não foi pedido
A regra é simples: só coloque foto se a empresa pedir. Do contrário, pode passar uma mensagem errada, de arrogância.
Isso porque o objetivo do documento é mostrar suas qualificações e vivências profissionais, não a sua aparência.
5. Fazer uma autoavaliação
O currículo serve para vender uma boa imagem. Mas isso não quer dizer que você tenha que ficar se elogiando nele.
Não liste suas características, como proativo, criativo, esforçado, entre outras. Além de causar uma má impressão, não ajuda a convencer o recrutador a escolher você.
Chegue com tudo no mercado de trabalho
Evitando esses erros no currículo, você já vai estar um passo à frente dos outros candidatos.
Portanto, antes de enviar sua candidatura, revise o documento quantas vezes for preciso. Não deixe nenhum detalhe passar batido!
Que tal descobrir como se destacar ainda mais no mercado? Confira aqui as maiores tendências de carreira para a nova década!