A sensação de ser aprovado em um Vestibular é incrível! A ansiedade para fazer a prova, conferir seu nome na lista de classificados, comemorar com a família e com os amigos e começar a se preparar para ingressar no mundo universitário. Mas, para muitos estudantes, o desafio é ainda maior: ter que deixar a cidade em que vivem para estudar fora de casa.
Iniciar uma vida adulta em outro local pode parecer assustador, principalmente para quem nunca viveu longe da família. Mas é uma experiência que vale a pena e que vai te trazer aprendizados enormes! Listamos algumas dicas que podem te ajudar nessa nova jornada.
1. Conheça a cidade
Para se dar bem em uma nova cidade é importante conhecer bem seu novo território. Procure a localização de serviços importantes, como hospitais, delegacias, supermercados, farmácias e bancos. Também pesquise sobre os bairros mais seguros para se morar e sobre a segurança da cidade, dessa forma você se sentirá mais tranquilo.
Também é importante conhecer os pontos turísticos e locais de lazer mais próximos. Caso vá utilizar transporte público, pesquise sobre os deslocamentos e sobre a distância até a universidade. Estudar fora de casa pode parecer assustador, mas esses pequenos detalhes podem facilitar sua vida e te fazer ganhar tempo.
2. Planeje sua mudança
Agora que você já conhece um pouco da cidade, é hora de definir onde você vai morar e preparar sua mudança. Caso você tenha amigos ou conhecidos que morem na cidade, pergunte as melhores opções para moradias estudantis, locais seguros e com facilidade de acesso. Se não conhecer ninguém, procure grupos de estudantes nas redes sociais, você pode tirar muitas dúvidas e encontrar outros alunos na mesma situação.
Após escolher um local, é importante analisar as instalações, conhecer seus futuros vizinhos e se identificar com a harmonia do local. Não esqueça de levar itens essenciais, como uma mala com muitas roupas, medicamentos, equipamentos eletrônicos (não esqueça o carregador do celular), alimentos e outros itens.
3. Organize sua vida financeira
A vida de universitário exige alguns gastos que você não tinha antes. Estudar fora de casa exige que você se organize com seus livros, cópias xerográficas, material escolar, transporte e alimentação. Faça uma planilha detalhando seus gastos e analise a melhor forma de usar seu dinheiro. Comer em casa ou comer fora? Comprar livros ou fazer downloads? Você precisa estar atento aos menores detalhes, para que não fique em uma situação complicada.
Caso seja necessário, procure estágios ou empregos de meio período que te ajudem a se manter, mas não atrapalhem seu ritmo de estudos.
4. Conheça pessoas novas
Essa nova fase exige que você se comunique muito bem. As informações que você não encontrar na internet ou com os amigos da nova cidade, você pode obter com um vizinho ou até em um ponto de ônibus. É importante se comunicar para se situar bem no ambiente.
Mesmo mantendo contato, sua família e amigos estão longe fisicamente, então é importante criar novos vínculos. Aproveite sua aula inaugural e eventos de integração para conhecer pessoas novas do meio estudantil.
Morar em outra cidade será uma grande superação de obstáculos, mas também há vantagens. A experiência de vida e a maturidade que você vai adquirir farão toda a diferença. Sair da zona de conforto é um grande desafio, e você estará preparado para ser um profissional cada vez mais independente e maduro.
Aprenda aqui como planejar seus estudos!