Tenha uma experiência diferente com os conteúdos da Unileão. Experimente a versão narrada do nosso conteúdo. Basta dar um play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!
Estudar para o Enem com bastante dedicação é fundamental para tirar uma boa nota. Mas será que existe uma estratégia para isso?
É o que a gente vai contar para você aqui no post!
Mais do que testar o conhecimento dos estudantes, o Enem se tornou uma das formas de entrar na faculdade e de conseguir ajuda para bancar o curso.
Por isso, ganhou ainda mais peso de uns tempos para cá.
Dá uma olhada no que você vai conferir a seguir:
- por que é preciso se preparar o quanto antes;
- e dicas infalíveis para arrasar na prova.
Vamos lá?
Por que estudar para o Enem com antecedência?
Deixar para a última hora é uma péssima ideia. Entenda mais sobre a importância de estudar para o Enem bem antes da prova:
Decorar o conteúdo não adianta
O exame é dividido em áreas de conhecimento, que incluem todas as matérias do ensino médio. Portanto, é bastante conteúdo para estudar.
Quem deixa para se preparar na última hora acaba apenas decorando em vez de aprender de verdade. No Enem, a famosa “decoreba” não adianta.
Isso porque a prova possui questões interdisciplinares, ou seja, que misturam matérias diferentes. Só consegue resolver esse tipo de questão quem, de fato, aprendeu.
A concorrência é grande
Sua intenção é provavelmente usar a nota do Enem para entrar na faculdade, conseguir uma bolsa de estudo ou financiamento, certo?
Assim como você, muitos estudantes têm o mesmo objetivo.
Isso significa que você vai entrar na disputa com eles. Ou seja, quem quiser mandar bem nessa competição vai precisar dar o seu melhor e se preparar ao máximo.
A prova exige treino
O Enem é bem diferente das provas da escola que você está acostumado a fazer. No total, são 90 questões, mais a redação.
Sendo assim, além de estudar o conteúdo, você precisa aprender a controlar o tempo para resolver a todas as questões nas horas disponíveis.
Para isso, é necessário treinar várias vezes. Não é uma habilidade adquirida de um dia para o outro.
Como estudar para o Enem: 10 dicas para arrasar na prova
1. Monte um cronograma de estudos
Planejar os estudos é o primeiro passo. Com tanto conteúdo para estudar, você precisa de uma boa dose de organização para dar conta de tudo.
O cronograma funciona como um jeito eficiente de fazer isso.
Veja quais são os dias da semana e as horas que você tem para estudar. A partir daí, monte seu cronograma, dividindo as matérias e incluindo suas outras tarefas diárias.
2. Conte com métodos de estudo
Sabia que algumas técnicas podem ajudar você no dia a dia? Veja as nossas sugestões:
Pomodoro
A técnica Pomodoro divide o fluxo de trabalho em blocos. Você estuda sem parar por 25 minutos – nesse tempo o foco precisa ser total – e depois faz um intervalo de 5 minutos.
Dessa forma, você se concentra melhor e, ao mesmo tempo, oferece ao seu cérebro o descanso que ele precisa.
Revisões
Tem achado sua memória ruim? Então as revisões podem funcionar como ótimas soluções. Isso porque elas ajudam a fixar o conteúdo.
Depois de estudar uma matéria, faça um resumo dela. A partir dele, fica mais fácil refrescar a memória após alguns dias ou meses.
Teste prático
Parecido com o simulado, o teste prático tem o objetivo de ajudar a tirar todas as dúvidas.
Você mesmo pode criar as perguntas sobre os temas que achou mais difícil durante a leitura. Na hora de responder, consulte seus materiais até chegar na solução certa.
3. Encare os conteúdos difíceis
A vontade de pular os assuntos mais complicados é grande? Em vez de deixar as matérias difíceis de lado, dê uma atenção especial a elas.
Afinal, todas podem ser cobradas no dia da prova. Buscar formas mais descontraídas de estudar para o Enem pode ajudar, como videoaulas e jogos.
4. Faça simulados
Pegue uma prova anterior ou simulados feitos no formato do exame e resolva as questões como se fosse o dia da prova real.
Leve a sério e tente replicar as condições do Enem! Sem interrupções ou consulta a nenhum material.
5. Pratique a redação
Sabe qual é um dos segredos de quem tira nota 1000 na redação do Enem?
Treinar a escrita do texto dissertativo-argumentativo.
É preciso refletir sobre o tema e elaborar os argumentos sem “encher linguiça”. A partir da prática, você se familiariza com a redação.
6. Escolha um ambiente tranquilo
Se tem uma coisa que atrapalha a concentração é barulho. Por isso, evite ambientes por onde as pessoas passam, conversam ou assistem televisão, por exemplo.
Dê preferência para os lugares mais silenciosos e livres de distrações.
7. Tente se desconectar
A tecnologia está por todos os lados e, inclusive, ajuda nos estudos. Entretanto, vale a pena dar uma pausa na vida digital se quiser aumentar a produtividade.
Enquanto estiver estudando, fique longe do celular ou desative as notificações.
Assim, você não se distrai a cada nova mensagem recebida.
8. Reserve um tempo para descansar
O descanso também é importante, viu? Você não sobrecarrega o seu cérebro e dá tempo para ele absorver o conhecimento.
Passar horas demais estudando, sem parar, pode não trazer bons resultados.
9. Cuide do corpo e da mente
Além de descansar, não esqueça de cuidar da saúde. Quando o corpo e a mente estão bem, o aprendizado se potencializa e você se sente melhor.
Portanto, faça exercícios, tenha uma alimentação saudável e durma bem. E, claro, não deixe de se divertir no seu tempo livre!
10. Não se cobre demais
Apesar de o Enem ser uma prova importante, tenha cuidado para não se cobrar em excesso. Isso pode prejudicar os estudos e aumentar a ansiedade.
Ainda, não se deixe levar pela cobrança das outras pessoas. Se você sabe que está dando o seu melhor, não tem porquê se preocupar com a opinião dos outros.
E aí, pronto para começar a estudar para o Enem?
Ao colocar essas dicas em prática, você vai perceber que estudar para o Enem não é uma missão impossível.
Pelo contrário, essa preparação é uma das etapas para você alcançar os seus sonhos!
Aproveite e baixe nosso guia completo do Enem e prepare-se para o exame!