Fazer faculdade de Medicina Veterinária em Juazeiro do Norte envolve mais que amar os animais. É preciso ter muito esforço e dedicação, mas também é essencial saber o que esperar dessa formação.
Foi por isso que separamos alguns fatos e curiosidades que você precisa conhecer para acertar na sua decisão de fazer este curso.
Então, confira 5 informações que você deve conhecer sobre a faculdade de Medicina Veterinária!
O que você precisa conhecer sobre a faculdade de Medicina Veterinária?
Primeiramente, é interessante conhecer algumas características gerais da formação e como tudo funciona. Assim, você já entra no curso preparado para o que virá!
Você terá o título de bacharel após a formatura
A titulação dessa graduação é do tipo bacharelado. Significa que você terá os conhecimentos técnicos para atuar no mercado e que será considerado Bacharel em Medicina Veterinária.
Para chegar lá, é preciso cumprir 10 semestres de formação, o que dá, mais ou menos, 5 anos de estudos e práticas.
Atender no Hospital Veterinário faz parte da formação
A parte prática é essencial para ter uma formação completa. Por isso, a graduação costuma envolver atividades do tipo, como os atendimentos no Hospital-Escola.
Nesse local, você atende animais e seus diferentes quadros, sempre com supervisão de profissionais e outros formados na área.
Por isso, escolher uma instituição que tenha essa estrutura é muito importante para mandar bem na capacitação profissional.
Fazer residência é possível, mas opcional
Quando um estudante de medicina se forma, ele pode fazer uma residência para receber o título de especialista. No caso do médico veterinário, isso também pode acontecer, sabia?
Depois de concluir o curso, você pode realizar esse período de especialização na área em que desejar. O objetivo é ganhar prática e conhecimentos específicos, que serão usados no seu cotidiano profissional.
Quais são os mitos que envolvem essa graduação?
Assim como acontece com quase toda profissão, há várias ideias populares sobre a formação, mas que nem sempre são verdadeiras.
Para esclarecer de vez, confira quais são algumas dos maiores mitos sobre a graduação.
“Só é preciso saber lidar com animais”
É muito comum a ideia de que o médico veterinário tem que saber cuidar dos animais — e só. Mas não é bem assim: porque o profissional também tem que lidar com tutores, inclusive explicando procedimentos e tomando decisões.
Por isso, é muito importante desenvolver habilidades como empatia e comunicação, além dos conhecimentos técnicos, já que isso faz diferença para os resultados.
“O mercado pet é a única possibilidade”
É bem verdade que muitos veterinários atuam em clínicas de pequenos animais ou mesmo abrem o próprio pet shop.
No entanto, o mercado pet é apenas uma das diversas possibilidades para explorar.
É possível lidar com animais de grande porte, com casos complexos e até com questões ligadas à produção alimentícia ou com cuidados com a saúde pública.
Não faltam caminhos nessa carreira!
“Só as competências técnicas importam”
Tem gente que acha que só é preciso estudar microbiologia animal, técnicas cirúrgicas e fisiologia para ser um bom profissional.
Só que, na verdade, também é preciso conhecer o perfil de um bom veterinário e trabalhar essas habilidades.
Já falamos sobre comunicação e empatia, mas também podemos citar equilíbrio emocional, organização, tomada de decisão e resolução de problemas. Tudo isso é indispensável para encarar o cotidiano e superar os desafios.
Quais são as principais curiosidades sobre a faculdade de Medicina Veterinária?
Agora que você já tem mais conhecimento sobre esse curso superior, é hora de explorar as principais curiosidades.
É a sua chance de conhecer algumas questões que você nunca imaginou e que podem fazer diferença na sua atuação. Não vai perder, né?
1. Registrar no conselho regional é obrigatório
Fique de olho: depois de concluir a sua faculdade de Medicina Veterinária, é obrigatório realizar o seu registro junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).
Esse cadastro é obrigatório para o exercício legal da profissão, já que a entidade regulamenta a atuação dos profissionais. Assim como acontece com outras profissões, é preciso pagar uma anuidade dentro do prazo para se manter regularizado.
2. Atuar na atenção básica de saúde é possível
Nem todo mundo sabe, mas o médico veterinário também pode trabalhar com a atenção básica de saúde da população em diversos municípios.
Graças ao Conselho Federal de Medicina Veterinária, os especialistas são autorizados a diagnosticar, controlar e desenvolver planos de controle para doenças, como raiva e leptospirose.
3. Empreender faz parte da carreira
Como médico veterinário, você pode se consolidar como um profissional liberal. Sabe o que significa?
Que é possível atuar com muito mais autonomia, com liberdade e com a chance de definir os melhores rumos para a sua carreira.
Não é por acaso que uma boa faculdade de Medicina Veterinária também aborda o empreendedorismo e a gestão.
Que tal se preparar para abrir a própria clínica?
4. Proteger espécies ameaçadas pode ser a sua escolha
Talvez você não tenha se dado conta, mas, ao se formar nessa área, é possível trabalhar para proteger espécies ameaçadas.
Você pode se envolver em projetos específicos de monitoramento e conservação de uma população sob risco de extinção, por exemplo.
Também pode trabalhar em zoológicos e santuários de animais resgatados. Já pensou poder ter esse impacto tão positivo na natureza? Pois é, isso é de verdade!
5. Indústrias diversas oferecem oportunidades de trabalho
Por falar nas possibilidades de carreira, vale a pena saber que você pode trabalhar, também, em diversas indústrias.
Se a empresa fabricar produtos com ingredientes de origem animal, você deverá marcar presença para conferir tudo.
O veterinário também está presente nas indústrias de medicamentos e cosméticos (principalmente, quando testam em animais), na alimentícia e, é claro, na fabricação de produtos que serão usados por animais.
Se o mundo corporativo tiver tudo a ver com os seus interesses, não faltarão oportunidades para você aproveitar!
Faculdade de Medicina Veterinária: prepare-se para o sucesso!
A faculdade de Medicina Veterinária traz diversas oportunidades de carreira e permite que você desenvolva diversos talentos, habilidades e interesses.
Com a escolha de uma instituição de qualidade, é possível aproveitar todas as oportunidades.
Se interessou por essa formação? Então saiba mais sobre o curso de Medicina Veterinária e fique por dentro!