Tenha uma experiência diferente com os conteúdos da Unileão. Experimente a versão narrada do nosso conteúdo. Basta dar um play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!
O pagamento das mensalidades da graduação tira o seu sono desde já? Mas não precisa ser assim! Com as opções de financiamento para faculdade, você consegue fazer com que o valor caiba no seu bolso. Assim, é viável seguir rumo ao seu sonho de conquistar um diploma.
As alternativas variam de acordo com as características do estudante, mas há caminhos que são ideais para todos os perfis. Depois de conhecer as alternativas, você verá como é possível se planejar com bastante segurança.
Quer saber o que está disponível? Confira 5 opções de financiamento para faculdade e escolha a alternativa certa!
1. Financiamento próprio da instituição
Uma boa faculdade se preocupa com seus estudantes e, por isso, oferece um programa próprio de financiamento. Nesse caso, consegue pagar um valor menor de mensalidade durante um período e só paga o restante após se formar. Tudo é resolvido direto com a instituição, o que garante menos burocracia.
Como funciona?
Na Unileão, o financiamento próprio permite que você pague 50% da mensalidade durante a graduação e 50% após se formar — fácil assim. Basta se inscrever no setor específico e apresentar seus documentos e do seu fiador.
2. Bolsas sociais
Outras opções de financiamento para faculdade, as bolsas sociais são distribuídas pela instituição para alunos que atendem a certos critérios. O objetivo é dar mais oportunidades de acesso ao ensino superior e fazer com que as pessoas tenham chances iguais.
Como funciona?
Normalmente, as bolsas sociais são concedidas graças a parcerias com prefeituras municipais. A Unileão oferece 50% de desconto no valor da matrícula para quem tiver feito o Ensino Médio em instituições públicas ou particulares, na condição de bolsista integral.
3. CredIES
Oferecido pela FUNDACRED, uma instituição sem fins lucrativos, o CredIES é uma ótima opção. Ele permite que os estudantes paguem apenas parte do valor durante os estudos, de forma descomplicada.
Como funciona?
Nessa modalidade, não há cobrança de taxa de juros e você nem precisa apresentar a nota do Enem. Também não há análise de crédito, apenas a necessidade de ter um fiador. Qualquer estudante pode se candidatar a esse benefício, com o valor restante dos 50% das mensalidades cobrado após a formatura.
4. ProUni
O ProUni é um programa federal que distribui bolsas parciais (50%) ou integrais (100%) para estudantes de todo o país. Se a sua faculdade for parceria, há a oportunidade de conquistar esse apoio tão importante.
Como funciona?
Além de não ter diploma de curso superior, o ProUni exige o cumprimento de critérios socioeconômicos. É essencial ficar dentro da faixa de renda familiar mensal, apresentar a nota do Enem do ano anterior e ter cursado o Ensino Médio como bolsista integral ou na rede pública.
5. Fies
Já o Fies é o programa de financiamento estudantil federal. Nesse caso, você “adia” o pagamento de parte da mensalidade para quando se formar. Após o diploma, o valor a ser pago dependerá da sua renda — ou seja, se já tiver um emprego e fonte de ganhos.
Como funciona?
O valor financiado e a taxa de juros estão ligados à renda familiar mensal, com prioridade para quem recebe menos. Além disso, os contratos são renovados a cada período e é preciso apresentar a documentação completa para validação.
As alternativas de financiamento para faculdade atendem às principais necessidades e permitem que você se livre das preocupações com as mensalidades. Assim, é possível focar nos estudos e caprichar na busca por uma carreira de sucesso!
Para conhecer melhor cada alternativa, veja as opções de bolsas e financiamento oferecidas pela Unileão!