Depois de tanto se preparar, você fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Após muita expectativa e algumas semanas, a nota finalmente fica disponível. Mas o que fazer com ela? Umas das opções é se inscrever no Sisu 2020.
Quer saber mais? Então, fique de olho no nosso guia do Sisu 2020 e confira tudo o que você tem que saber sobre a seleção!
Quem pode se inscrever?
Essa plataforma utiliza as notas do Enem, então só pode participar quem fez o exame do ano anterior. Para a edição de 2020, é preciso ter realizado a prova de 2019. Ah, fique de olho: quem zerar a redação não pode se inscrever, combinado?
O processo é online?
Sim, as etapas do Sisu 2020 são totalmente online, assim como aconteceu em outros anos. Basta acessar o site da plataforma e adicionar os seus dados do Enem para começar a utilizar os recursos de inscrição.
Quais são as etapas de inscrição?
O processo para se candidatar a uma vaga no ensino superior não é difícil. Você só vai precisar adicionar as informações do Enem, como o número de inscrição e a sua senha — aquela usada para imprimir o cartão com o endereço da prova.
Depois, é só escolher uma opção principal de curso e uma secundária. É possível selecionar qualquer instituição pública de ensino, como universidades federais ou estaduais.
É preciso pagar para se inscrever?
Tome cuidado com os golpes, pois não é necessário pagar para se inscrever no Sisu 2020. O único valor obrigatório é o referente à inscrição do Enem, que é pago meses antes do exame.
Como é o cronograma?
O período de inscrições será de 21 a 24 de janeiro. Se você perder o prazo, não terá a chance de se inscrever depois. Por isso, o indicado é já resolver essa questão nos primeiros dias. Não deixe para última hora!
Existe Sisu no meio do ano?
A versão “completa” da plataforma é aberta no início do ano, mas existe a “segunda chamada” no meio do ano. Ela tem menos vagas que a primeira e serve para preencher as posições que sobraram. Acontece a partir de junho, mas não tem data fixa e nem oferta garantida.
Não consegui uma vaga no Sisu 2020. E agora?
A competição no Sisu é bem grande e nem sempre é possível conquistar a vaga no curso que você deseja. Mas não desanime, há outra forma de entrar na faculdade com a mesma nota do Sisu.
A sua pontuação no Enem pode servir como a sua porta de entrada para uma universidade particular. Nem vestibular você vai precisar fazer e a sua nota já vai servir para a sua classificação.
E as mensalidades?
Se a sua preocupação for com o pagamento das mensalidades, saiba que é possível recorrer a programas de bolsas, como o Prouni. Também há financiamentos estudantis (como o Fies), programas de bolsas de iniciação científica e monitoria. Não faltam oportunidades para você seguir rumo ao curso dos seus planos!
O Sisu 2020 usa todas as notas do Enem 2019 e permite conquistar uma vaga em instituição pública. Se não rolar, não desista, pois há ainda mais chances de entrar em uma ótima faculdade particular!
E para acabar de vez com as dúvidas sobre o sistema, venha entender, de uma vez por todas, como funciona o Sisu!