O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UNILEÃO desenvolveu aplicativos que auxiliam a comunidade com questões sociais, como a violência contra a mulher e a comunicação com crianças autistas.
Aplicativo Solte o Leão
O aplicativo é fruto de trabalhos da Iniciação Científica dos estudantes de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Serviço Social e realiza o registro de ocorrências sobre maus tratos, preconceito, violência contra a mulher, homofobia, dentre outros.
O desenvolvimento do aplicativo serve para estudos na área de serviço social, assim como também para que a comunidade conheça melhor o panorama social da cidade, através do mapeamento dessas áreas mais vulneráveis. Além disso, permite que órgãos como Polícia Civil, Delegacia de Defesa da Mulher, Creas, tomem conhecimento e facilitem a comunicação e ajuda para vítimas.
O aplicativo é gratuito e está disponível na playstore.
Aplicativo AutA
O objetivo do aplicativo é facilitar a comunicação das crianças autistas com outras pessoas (familiares, profissionais – fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos) resultando na facilitação do tratamento. O AutA dispõe de opções sobre ações diárias da criança (comer, beber, brincar), assim a criança escolhe o que quer fazer naquele momento, o aplicativo repete o áudio e mostra a figura para que a criança possa associá-los a ação, estimulando assim a sua fala.
A idealização do Projeto surgiu a partir da necessidade de melhorar a comunicação da criança autista com outros indivíduos que não tem autismo. Essa necessidade foi enxergada por uma aluna do curso de ADS, Manoela Chaves, que tem um sobrinho com autismo. “Ela nos procurou e resolvemos abraçar a causa” conta a co-orientadora do projeto, professora Renata Kalina, que trabalhou com o orientador professor Herlon Cortez.
Segundo a co-orientadora, a princípio o projeto seria apenas desenvolver uma pesquisa científica, mas logo foi vista a necessidade de ter o aplicativo funcionando para poder ajudar crianças com autismo, principalmente as que possuem dificuldades para se comunicar. Desde o desenvolvimento do app, os integrantes do projeto estão participando de vários eventos com outras universidades, para entender e se aproximar do público-alvo, conhecendo o universo autista.
A UNILEÃO incentiva e se orgulha da produção científica e relevante produzida por todos os seus professores e alunos. Esses trabalhos são fundamentais para conectar o mundo acadêmico com a sociedade, além de promover acessibilidade. O aplicativo AutA está disponível para Android, é gratuito e leve, sem exigir muito do smartphone, e já está sendo utilizado em algumas cidades, como Icó e Orós (CE) por uma fonoaudióloga, Cajazeiras e João Pessoa (PB) por mães de autistas.