Os bichinhos de estimação fazem parte da vida do brasileiro. Embora cães e gatos sejam os mais comuns, também há aves, peixes ornamentais e até espécies exóticas. O importante é que hoje milhões de famílias têm um amigo no mundo animal — e investem nele. Ao falar no mercado de pets, não dá para ignorar o curso de Medicina Veterinária.
Essa é a formação ideal para quem deseja cuidar dos animais e trabalhar com as principais possibilidades do segmento. Com o crescimento da área, a graduação se torna ainda mais interessante.
Quer descobrir como é essa relação? Veja como o desenvolvimento do mercado de pets está ligado ao curso de Medicina Veterinária e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!
Quanto cresceu o mercado de pets?
O mercado ligado aos animais está em plena expansão. Afinal, são milhões de bichinhos nos lares brasileiros e cada vez mais opções nos pet shops e negócios especializados.
Uma reportagem da revista Forbes trouxe dados interessantes sobre o mercado de pets no Brasil. A publicação trouxe os resultados do segundo censo do Instituto Pet Brasil (IPB), realizado em 2022. De acordo com o levantamento, o Brasil é o terceiro país em número de animais domésticos no mundo. Estima-se que pelo menos 70% da população tenha um pet em casa ou conheça alguém que tenha. Sem dúvida, esse é um número que impressiona!
No que se refere às espécies, a preferência do brasileiro é pelos cachorros — os doguinhos estão em 58% dos lares. Em segundo lugar vem os gatos, presentes em 28% dos lares. Nas posições seguintes estão as aves e os peixes, com 11% e 7%, respectivamente.
O desenvolvimento do faturamento
Os números do faturamento também impressionam! Ainda de acordo com a publicação da Forbes, o faturamento do mercado de animais de estimação brasileiro cresceu 27% em 2021. Em 2022, o faturamento total do mercado de pets ficou na casa de R$ 59,2 bilhões.
Ou seja, as pessoas realmente estão dispostas a investir nos cuidados com os seus melhores amigos, os bichinhos de estimação.
Qual é a relação do mercado de pets com o curso de Medicina Veterinária?
O investimento nos pets brasileiros não se limita à escolha de brinquedos ou ao processo de banho e tosa. Ele também envolve o cuidado com a saúde e com o bem-estar dos bichinhos de estimação.
Desde a definição da nutrição até a realização de exames e tratamento, o curso de Medicina Veterinária tem tudo a ver com esse setor. Afinal, o médico-veterinário é o especialista na saúde dos animais e quem entende como garantir a atenção adequada.
No curso, é possível aprender sobre a anatomia de diversas espécies, bem como a realização de diagnósticos, cirurgias e tratamentos. Ao final, você tem toda a preparação para cuidar bem dos animais.
Os impactos do mercado pet
O curso de Medicina Veterinária é um dos principais beneficiados pelo crescimento do mercado pet. Com as mudanças de comportamento da sociedade, vemos que mais gente se dedica a tratar os bichinhos como parte da família.
Cabe lembrar que isso foi fortalecido pela pandemia da Covid-19! Em 2020 e 2021, quando as pessoas tiveram que passar longos meses em isolamento social, muitas adotaram bichinhos para fazer companhia. E, assim, diminuir a solidão no momento desafiador que vivenciamos.
Se, antes, o acompanhamento médico parecia dispensável, agora ele se torna uma necessidade. Vacinas, exames, higiene, bem-estar… A importância do cuidado é cada vez maior. Ao se formar na área, dá para aproveitar essa tendência!
As oportunidades de mercado
Existem várias oportunidades para graduados em Medicina Veterinária. Você pode direcionar a sua atuação para animais domésticos e, exatamente, explorar esse crescimento do setor pet.
Também pode oferecer serviços diferenciados, como terapias especiais e nutrição personalizada. Com destaque no mercado, as suas chances de sucesso se multiplicam.
Além disso, o profissional formado pode se especializar para se tornar um veterinário de animais exóticos. Assim, poderá atender pets não convencionais, se destacando da maioria.
Como entrar no mercado pet?
Entrar no mercado de pets é uma ótima alternativa de carreira para os médicos-veterinários que desejam empreender e ter o próprio negócio.
Para isso, recomenda-se que sejam cumpridas algumas etapas, tais como:
- Pesquise o mercado: é importante que você conheça as tendências, os principais players e as necessidades do seu público-alvo.
- Defina seu produto ou serviço: decida se, além das consultas e atendimento veterinário, você vai oferecer produtos (como ração, brinquedos etc.) e serviços (como banho e tosa, hotel para animais etc.), entre outros.
- Crie sua marca: dê ao seu negócio uma identidade única e atraente que seja relevante para seu público.
- Desenvolva seu plano de negócios: defina sua estratégia de marketing, sua estrutura de preços e seus canais de distribuição.
- Obtenha o capital necessário: pense em fontes de financiamento, como empréstimos ou investidores.
- Contrate uma equipe eficiente: mesmo que enxuta, o seu pet shop precisa de uma equipe com atendentes e auxiliares. Dê preferência para pessoas com cursos técnicos na área.
- Comece a operar: alinhe suas operações com seu plano de negócios e comece a construir sua base de clientes. Temos certeza de que o sucesso está garantido, pois você vai se dedicar para o negócio!
Qual é o lucro de um pet shop?
O lucro de um pet shop depende de muitos fatores, como a localização, o tamanho da loja, a demanda por seus produtos e serviços, a concorrência e a eficiência de suas operações.
Além disso, a margem de lucro pode variar dependendo do tipo de produto ou serviço que você oferece e do preço que cobra. Para fins de estimativa, você pode considerar os dados do IPB, mostrados em uma publicação do blog Contabilizei. Segundo levantamento da entidade, um pet shop considerado como “loja de vizinhança” tem um faturamento entre R$ 60 mil e R$ 100 mil por ano.
Essa média foi calculada tendo como base uma pesquisa feita com mais de 26 mil donos de pet shop espalhados por todo o Brasil.
O que os donos de pet mais compram?
Os donos de pets costumam comprar uma ampla gama de produtos e serviços para atender às necessidades de seus animais de estimação. Alguns dos itens mais comuns incluem:
- Ração: uma das necessidades básicas dos pets, a ração é geralmente a compra mais frequente para donos de animais de estimação.
- Brinquedos: esses itens ajudam a manter os animais entretidos e estimulados, e são uma compra comum para donos de pets.
- Produtos de higiene: itens como toalhas, escovas, produtos para banho e banheiras para pets são comprados frequentemente para manter a higiene e o bem-estar dos animais.
- Roupas e acessórios: coleiras, camas e caminhas são comprados para proporcionar conforto e segurança aos animais.
- Produtos de saúde: medicamentos, vitaminas e suplementos são comprados para ajudar a manter a saúde dos pets.
- Serviços: alguns donos de pets optam por serviços como banho e tosa, hotel para animais, treinamento e consultas com veterinários.
Os donos de pets estão cada vez mais investindo em seus bichinhos, tendo em vista que eles são quase como alguém da família. Então, você pode usar a criatividade para oferecer produtos e serviços diferenciados e de qualidade.
Quais são as tendências do mercado pet?
O mercado pet é crescente e inovador, com muitas tendências em constante evolução. Por isso, é interessante ficar de olho em algumas tendências para se destacar no segmento.
Algo que está bastante em alta são os alimentos saudáveis para pets. Tratam-se de opções de ração e outros itens sem a adição de corantes ou aditivos que podem prejudicar a saúde do animal em médio e longo prazo.
A hospedagem para pets também é uma tendência! Com esse serviço, os donos dos bichinhos podem viajar de férias ou a trabalho com tranquilidade, tendo a certeza de que seus companheiros ficarão bem cuidados.
Mercado de pets: a possibilidade do veterinário atuar por conta própria
Fazer o curso de Medicina Veterinária traz a alternativa de trabalhar de maneira independente. Você não precisa depender das vagas de emprego disponíveis no mercado. Em vez disso, pode criar as próprias oportunidades.
Além de abrir uma clínica veterinária, é possível iniciar um pet shop completo com produtos e atendimentos. Desse modo, dá para aproveitar todos os pontos de desenvolvimento.
O crescimento do mercado de pets traz novas alternativas para quem opta pelo curso de Medicina Veterinária. Com uma boa formação, dá para surfar nessa tendência e chegar ao sucesso!
Se você pensa em empreender no segmento, baixe agora o nosso infográfico com o raio-X da clínica veterinária. Ele traz várias dicas interessantes para quem quer se tornar dono de um pet shop.