Tá a fim de ajudar a galera que tá com dificuldade em alguma matéria, adquirir conhecimento e, de quebra, ter a chance de ganhar uma grana extra? A monitoria acadêmica pode ser uma aliada nessa hora.
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.
Fica com a gente, pois vamos mostrar tudo sobre o tema a seguir.
O que é monitoria acadêmica e para que serve?
De forma simples, a monitoria acadêmica é uma atividade na qual uma pessoa universitária pode ajudar colegas que estejam com dificuldades em determinadas matérias. Ou seja, você pode auxiliar colegas em uma disciplina que possua mais domínio.
A atividade tem base legal, mais precisamente pela Lei 9.394 de 1996 que afirma que estudantes da educação superior podem participar de atividades de monitoria, de acordo com o seu rendimento escolar.
A monitoria possibilita que se aprenda as principais práticas de ensino. Por isso, pode ser uma boa pedida para quem deseja continuar na carreira acadêmica como docente.
Isso não quer dizer que só quem tem interesse em dar aulas no futuro deve fazer a monitoria. Como falamos no começo, qualquer pessoa que queira aumentar a renda pode se inscrever nos programas oferecidos pela sua faculdade.
Mas vale dizer que nem todos os programas de monitoria acadêmica são remunerados. Por isso, fique de olho nos editais da faculdade para não deixar passar uma chance dessas. Vamos falar ainda neste texto sobre casos em que você recebe dinheiro para atuar na monitoria.
Principais benefícios de fazer monitoria acadêmica
Há várias vantagens em ser um monitor ou monitora acadêmica. As principais são:
Começo de uma trajetória
Lembrando que a monitoria pode ser incrível para quem quer dar aula. Afinal, nela é possível ter diversas responsabilidades, como:
- atendimento a estudantes nas disciplinas que presta atendimento em aulas de reforço, estudos em grupo, laboratório, sala de aula e assim por diante;
- execução de atividades pedagógicas, sob a supervisão de docente responsável;
- participar das aulas da disciplina que monitora junto a docente responsável;
- auxiliar docentes na elaboração de trabalhos teóricos, práticos, experimentais, preparação de materiais didáticos, criação de atividades de classe e laboratório;
- apresentação de trabalhos em feiras, congressos e assim por diante.
Networking
Com a participação em uma monitoria acadêmica, dá para conhecer mais gente que se conheceria só na sala de aula. Isso inclui também profissionais, docentes e colaboradores da instituição.
Esse contato pode dar frutos lá na frente com uma indicação a um emprego, processo seletivo acadêmico, entre outras coisas bacanas.
Currículo
Claro, outra coisa incrível da monitoria é que você pode dar aquele up no currículo, o que é muito importante caso não tenha experiência.
A participação em uma monitoria acadêmica certamente vai chamar a atenção dos recrutadores que buscam qualidades como a proatividade, a dedicação e a responsabilidade.
Horas complementares
É possível usar as horas dedicadas à monitoria para preencher a cota da carga horária extracurricular a ser cumprida para se formar. Muito útil, né? Também achamos.
Quero ser monitor. Como faço? Quanto posso ganhar?
Parece clichê, mas, para fazer monitoria acadêmica, primeiramente é necessário se matricular em uma instituição de ensino superior.
Após isso, o fator que mais vai ser levado em consideração é o seu desempenho, no caso, as notas e a frequência escolar. Quanto mais presente for às aulas e maiores as suas notas, principalmente na disciplina que desejar prestar monitoria, melhor será.
Geralmente, é feito um processo seletivo para escolher as pessoas que se interessam em prestar monitoria acadêmica. E, para prestá-la, é necessário ter tempo livre para se dedicar às atividades.
Lembra que dissemos no comecinho do texto sobre ganhar uma renda extra? Então, a monitoria pode ser com ou sem remuneração. As vagas são limitadas e quem não tiver aprovação com bolsa pode se voluntariar.
Para saber se a monitoria que pretende se inscrever é paga, o caminho é ficar de olho nos editais da sua faculdade.
Quanto aos valores da monitoria remunerada, é importante salientar que eles também variam conforme a instituição. A quantia pode variar entre R$ 100 a R$ 500 pelo trabalho que pede, em média, dedicação de dez horas por semana.
Você sabia que a Unileão tem o seu programa de monitoria acadêmica?
É isso mesmo, pessoa querida! A Coordenação de Pesquisa e Extensão (COPEX) é o nosso programa de monitoria acadêmica e que possui como objetivos:
- incentivar o interesse de estudantes na carreira acadêmica;
- promover a cooperação entre docentes e público estudantil;
- diminuir problemas de repetência escolar;
- melhorar a qualidade do ensino superior na região onde estamos inseridos;
- testar estratégias de ensino que podem ser usadas em diferentes setores da sociedade.
As monitorias da Unileão duram um ano e são ministradas nos campi Saúde e Lagoa Seca com estudantes de todos os nossos cursos de graduação.
O detalhe é que oferecemos incentivo financeiro a estudantes. Por isso, vale ficar de olho já que dá para você ajudar o próximo e ganhar uma graninha ainda por cima! Bacana, né?
É importante destacar que após a aprovação dos estudantes no processo seletivo, é preciso comprovar frequência mensal e entregar relatório parcial — após seis meses de programa — e final — após um ano —, com todas as atividades efetuadas no período e seus resultados.
Bom, ficou com vontade de se inscrever em um programa de monitoria acadêmica, mas ainda não entrou no ensino superior?
Se tem interesse em estudar em uma faculdade, baixe o nosso infográfico a seguir e veja quais são as qualidades que o mercado espera do estudante do futuro. É de graça!