Tenha uma experiência diferente com os conteúdos da Unileão. Experimente a versão narrada do nosso conteúdo. Basta dar um play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!
Quantas histórias de mulheres empreendedoras você conhece? Já parou para pensar nisso? Olhar para a trajetória de profissionais de sucesso é buscar novas fontes de inspiração!
Por isso, queremos compartilhar com você as conquistas de algumas das mulheres brasileiras mais bem-sucedidas no mundo dos negócios.
A seguir, vamos falar também sobre a importância das empreendedoras para o desenvolvimento do país.
Bora ficar por dentro do assunto!
Por que é preciso falar sobre mulheres empreendedoras no Brasil?
A realidade de homens e mulheres empreendedoras é bem diferente em vários aspectos. E, portanto, não dá para falar apenas de empreendedorismo no geral.
Isso porque elas enfrentam vários desafios por conta do preconceito que ainda existe em relação às mulheres.
Ainda assim, elas vêm ganhando espaço como donas dos próprios negócios.
No Brasil, as mulheres já são proprietárias de mais da metade dos novos empreendimentos. Mas, se a gente for olhar para os negócios consolidados, os homens são maioria – o que não deveria fazer sentido, certo?
Só que isso se explica justamente pela desigualdade de gênero.
Até na hora de ir atrás de recursos financeiros, elas têm menor acesso a linhas de crédito e pagam juros mais altos.
Emancipação e crescimento econômico
Enquanto os homens costumam empreender para ter mais liberdade, as mulheres abrem os próprios negócios porque precisam.
Os empreendimentos – geralmente nas áreas de beleza, alimentação e moda – permitem que elas tenham uma renda extra e independência financeira.
Se o número de mulheres que são responsáveis por sustentar a casa só aumenta, essa grana a mais ajuda a melhorar a condição financeira da família inteira.
E não são apenas elas que crescem. Enquanto empreendedoras, as mulheres têm um papel muito importante para o crescimento econômico do país.
Conheça a história de 6 mulheres empreendedoras de sucesso
1. Zica Assis
Heloísa Helena de Assis, mais conhecida como Zica, é um grande exemplo para todas as mulheres.
Reconhecida pela Forbes como uma das empresárias mais poderosas do Brasil, Zica trabalhou como babá e empregada doméstica.
Mas o que mudou a sua vida foi o amor pelos cabelos cacheados.
Depois de fazer um curso de cabeleireira, Zica abriu um espaço para testar diferentes produtos voltados para cabelos cacheados, ondulados e crespos.
O mercado não oferecia produtos adequados para esse público. Por isso, ao lado das amigas ela resolveu abrir em 1993 o Instituto Beleza Natural, especializado nesse nicho.
Com o tempo, começaram a desenvolver os próprios produtos. Hoje o instituto conta com mais de 40 unidades espalhadas pelo país.
2. Luiza Helena Trajano
Presidente da gigante Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano é uma das empresárias brasileiras mais admiradas de todos os tempos, não apenas no mundo dos negócios.
Começou a trabalhar aos 12 anos, momento em que desenvolveu suas habilidades de vendedora. Desde então, Luiza só cresceu e impulsionou o negócio da família.
Com centenas de lojas em vários estados do Brasil, a Magazine Luiza é uma das maiores empresas de varejo brasileiro e também uma das marcas mais valiosas.
Mas não é só por isso que Luiza se destaca.
Enquanto empresária, ela também tem iniciativas importantes de inclusão e incentivo ao empreendedorismo feminino.
3. Sônia Hess
A marca Dudalina nasceu de um jeito bem curioso, sabia? Seu Duda, pai de Sônia Hess, um dia comprou tecido demais para vender.
Para evitar o prejuízo, Dona Lina, sua esposa, resolveu usar o material para fazer camisas. Vendo que as peças eram logo vendidas, o espírito empreendedor de Dona Lina encontrou a oportunidade de um novo negócio.
Herdando esse espírito da mãe, Sônia assumiu os negócios da família, algo que nenhum dos 11 irmãos homens quis fazer.
Sob a liderança dela, a Dudalina se tornou nada mais nada menos do que a maior exportadora de camisas do Brasil.
4. Alcione Albanesi
Dona da FLC, uma das maiores empresas de lâmpadas do país, Alcione Albanesi viu seu lado empreendedor dar as caras desde cedo.
Começou a trabalhar como modelo, aos 14 anos. E, com 17 anos, montou a própria confecção, que nessa época já tinha 80 funcionários.
Como nunca parou de ir atrás de novos desafios, resolveu vender o negócio. Depois de uma visita aos Estados Unidos, descobriu as lâmpadas fluorescentes vendidas a baixo custo.
Desde então, fez dezenas de viagens para a China em busca do produto fabricado por lá.
E, claro, o negócio só cresceu. Hoje a FLC domina uma boa parte do mercado brasileiro de lâmpadas.
5. Ana Fontes
Ana Fontes é uma mulher que encontrou no empreendedorismo feminino sua grande missão.
Depois de trabalhar mais de 15 anos como executiva, resolveu fazer uma mudança radical e pediu demissão.
Durante o processo de abrir o próprio negócio, percebeu que o mercado ainda era muito dominado pelos homens. Isso fez com que ela criasse a Rede Mulher Empreendedora, com foco no empreendedorismo feminino.
O objetivo dela foi o de ajudar outras mulheres empreendedoras a abrirem seus negócios.
Além de apoiar projetos, o instituto oferece capacitação e mentoria para empoderar as empreendedoras, sobretudo as mulheres em situação de vulnerabilidade.
6. Janete Vaz e Sandra Costa
O grupo Sabin, laboratório de medicina diagnóstica, foi fundado pelas bioquímicas – e amigas – Janete Vaz e Sandra Costa, em 1984.
Desde então, foi eleito várias vezes como a melhor empresa para se trabalhar no Brasil.
Essa cultura admirada no mundo corporativo vem do estilo de gestão que essas mulheres empreendedoras desenvolveram com o passar do tempo.
Elas são exemplos do quanto é importante investir em conhecimentos de gestão para concretizar com sucesso o desejo de ter um grande empreendimento.
Acredite no sonho de ter o próprio negócio!
Ao conhecer as histórias dessas mulheres empreendedoras, dá para ver que é possível lutar contra as barreiras de gênero e voar longe.
Se você também sonha em empreender, vá em busca de qualificação profissional e invista no seu futuro!
Falando em futuro, que tal conhecer as principais tendências de carreira para a próxima década? Assim, você pode aproveitar as oportunidades em destaque no mercado!