Ser um profissional do Direito vai muito além de cuidar da aplicação das normas jurídicas vigentes em um país, é preciso estar atento às novas perspectivas e desenvolver características e habilidades necessárias para um novo mercado.
PERFIL
O perfil do profissional do Direito, ao contrário do que muitos pensam, não é introvertido ou solitário, características como boa desenvoltura ao falar e escrever, ter raciocínio rápido, memória boa e ser bem sociável e flexível, se tornaram fundamentais para as novas demandas da sociedade. Além disso, o curso de Direito exige muita leitura e dedicação, então, ser organizado é fundamental.
Listamos outras habilidades que fazem um perfil de referência:
- Capacidade de Argumentação;
- Poder de Persuasão;
- Foco e Concentração;
- Bom relacionamento interpessoal;
- Habilidade para mediar conflitos;
- Capacidade de se adaptar a novas situações;
- Organização e Planejamento;
- Espírito investigativo e questionador.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
Além das atividades típicas, o profissional do Direito é cada vez mais solicitado para atuar em outros campos, sendo na advocacia pública, delegacia de polícia, consultoria, magistratura, entre outros.
Direito Civil
Representa interesses em ações de propriedade e posse de bens ou questões familiares, como divórcio, adoção e sucessão.
Direito comercial ou empresarial
Defende empresários diante dos interesses comerciais voltados para a concorrência, marca, patente e em processos de falência e recuperação de empresa.
Direito do consumidor
Defende os interesses do consumidor aplicando as normas que concedem aos cidadãos direitos perante fornecedores de bens e serviços.
Direito da tecnologia da informação
Esse especialista analisa as questões jurídicas ligadas ao uso da informática, como em provedores de internet, empresas de softwares, bancos e lojas virtuais.
Direito tributário
Esse profissional cuida de princípios e normas relativos à arrecadação de impostos e taxas, obrigações tributárias e atribuições dos órgãos fiscalizadores.
Direito administrativo
Atua nas relações envolvendo pessoas e órgãos públicos com a sociedade.
Direito trabalhista
O advogado trabalhista representa indivíduos ou empresas em disputas entre empregado e empregador e em questões sindicais.
Direito previdenciário
Representa interesses de segurados da previdência social em busca de direitos como aposentadorias e outros benefícios previdenciários (pensão por morte, auxílio doença etc).
Direito penal ou criminal
O Advogado Criminalista prepara e apresenta a defesa ou acusação em ações referentes a crimes ou contravenções contra pessoas físicas ou jurídicas.
Todas essas características são importantes para se tornar um profissional de destaque e é possível com treinamento e dedicação adquirir atitudes para uma grande carreira.
Confira: UNILEÃO bate recorde de aprovação em exames da OAB