Quando entrar na faculdade você estará diante de um mundo novo de conhecimentos e possibilidades. Para se dar bem no mercado de trabalho, nada melhor que estar em uma boa instituição, certo? Por isso, saber o que é Enade é tão importante.
Essa prova nacional ajuda a escolher uma boa universidade e garante que você tenha um ensino de qualidade. Além disso, é algo essencial para a sua formação — então, aproveite para tirar todas as dúvidas.
Venha saber tudo sobre o que é Enade, suas características e qual a influência dele em sua formação!
Afinal, o que é Enade?
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma ferramenta de avaliação do ensino superior. Serve para identificar a qualidade de cada graduação, pois busca entender se os cursos são eficientes na construção de conhecimento.
É aplicado pelo Ministério da Educação (MEC) e é um dos critérios de classificação para os cursos em todo o país.
Como é realizado?
O exame é feito todos os anos, em “ciclos” de diversos temas. É voltado tanto para quem entra quanto para quem está concluindo a graduação, o que permite atestar melhor o nível de conhecimento.
As inscrições são recebidas em um período determinado, com a realização da prova em um único dia. A avaliação traz perguntas discursivas e de múltipla escolha.
Quais são as áreas avaliadas?
As avaliações são feitas tanto para cursos do tipo bacharelado quanto para formações de tecnologia. Entre os cursos que passam por essa análise estão:
- Biomedicina;
- Enfermagem;
- Educação Física;
- Fisioterapia;
- Odontologia, entre outros.
Os estudantes dos cursos obrigatórios devem ficar de olho nas datas e condições para fazer as inscrições corretamente.
Quem tem que fazer?
Além de saber o que é Enade, é fundamental entender quem deve fazer essa prova. Ele é realizado no começo do curso e no final, porque a comparação ajuda na avaliação sobre os conhecimentos obtidos.
Os ingressantes precisam ter de 0 a 25% da carga horária completa. Já os concluintes são aqueles com mais de 80% da carga horária, mas menos de 100% e não tenham colado grau antes do final das inscrições.
Como saber se você tem que fazer?
Apesar de o Enade avaliar diversas áreas, como dissemos, ele é dividido em ciclos. Então, cada ano tem um conjunto de “temas” que são avaliados. Vamos supor que escolha Enfermagem. Se, no ano em que for concluinte, o Enade não incluir essa graduação, você não precisa fazer.
Porém, fique de olho: o exame é obrigatório para todos os concluintes. Se o seu curso estiver na avaliação do ano, sua inscrição é indispensável. Combinado?
Qual a importância desse exame?
O Enade é essencial para o estudante, curso e faculdade. Ele funciona como uma avaliação da qualidade da graduação e até determina o destaque que o curso recebe. Portanto, é uma das medidas mais relevantes do ensino superior.
Fazer essa prova também é obrigatório para colar grau e ter o seu diploma. Se você for um concluinte e não fizer a prova, pode ser impedido de se formar.
Além disso, o resultado do exame fica registrado em seu histórico. Então, ter um bom desempenho demonstra que está preparado para o mercado de trabalho.
Como se preparar para a prova?
Agora que você já sabe o que é Enade, percebeu que não é obrigatório ter uma nota mínima. Mesmo assim, quanto maior, melhor. Então, ter um bom preparo é fundamental para conseguir bons resultados.
Foque nas matérias principais e que resumem o seu curso — normalmente, as do último período. Preste bastante atenção nas aulas teóricas e práticas e tire dúvidas com colegas e professores.
Se quiser, pode procurar as edições anteriores e treinar algumas questões. Assim, você vai ter uma boa nota e ainda ajudar o seu curso.
Mais que descobrir o que é Enade, é recomendável entender como esse exame impacta a sua formação superior. Agora que já tirou todas as suas dúvidas, é só ficar de olho nas datas e regras!
E já que estamos falando de formação profissional, aproveite para descobrir por que vale a pena estudar em Juazeiro do Norte!