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O objetivo profissional nem sempre recebe a atenção que merece, mas é um dos pontos mais importantes do currículo.
Ele serve para apresentar o candidato e pode causar um impacto positivo no recrutador logo de cara.
Que tal conquistar do jeito certo quem for ler o seu currículo?
Veja como definir seu objetivo profissional e adicione esse trecho corretamente!
O que é o objetivo profissional?
“Recém-formada em Enfermagem e em busca de uma posição na área de emergência no hospital X para aplicar conhecimentos teóricos e práticos”.
Sabe o que é isso? Um exemplo de objetivo profissional de currículo.
Ele nada mais é que um resumo sobre o que você espera da carreira, de acordo com a sua formação.
É como se você dissesse “ei, cumpro os requisitos e tenho interesse nessa posição”.
É, simplesmente, uma das partes mais relevantes do seu currículo, viu?
Onde fica essa parte do currículo?
Você já percebeu que esse “resumo” é muito importante, né? Como ele é um dos primeiros trechos lidos pelo recrutador, tem que estar em uma posição de destaque.
É por isso que ele costuma ser adicionado abaixo dos dados pessoais e acima das experiências.
Vamos pensar dessa forma: ele é a primeira “peneira”, então fica bem à vista para que o recrutador já consiga analisar o candidato logo de cara.
Como preencher o objetivo profissional no currículo?
Errar nessa parte — ou, pior, esquecer que ela é necessária — pode mandar o seu currículo para uma pilha de resumos descartados.
Por outro lado, o capricho nessa parte pode garantir o convite para uma entrevista de emprego.
Para impressionar os recrutadores, separamos algumas dicas para elaborar seu objetivo profissional. Confira!
Personalize para cada empresa e vaga
Você pode — e deve — criar uma “base” para esse trecho. Porém, na hora de enviar para os negócios, é essencial personalizar.
Se tiver adicionado o nome da vaga, coloque exatamente como a empresa divulgou.
Também é possível adicionar o nome do negócio para mostrar a sua preocupação em personalizar.
Demonstre qualidades importantes
Aproveite essa parte para “vender seu peixe” de forma reduzida. Inclua habilidades que já tem, como liderança ou comunicação, e mostre como isso pode ajudar o negócio.
Dessa maneira, você demonstra que sabe quais são as habilidades necessárias para mandar bem na posição desejada.
Tenha cuidado com os prazos
Tem gente que adiciona um objetivo profissional com foco no longo prazo. Tipo um administrador que diz desejar ser analista e, futuramente, se tornar o vice-presidente.
O problema é que nem sempre isso se encaixa com o plano do negócio. Portanto, segure a onda e prefira mostrar um objetivo mais prático, em curto prazo.
Fique de olho na ortografia
Deslizar na gramática do objetivo profissional é como visitar a casa de alguém pela primeira vez com os pés sujos de lama.
A impressão que você poderá causar não é nada boa, então é preciso evitar!
Depois de escrever seu objetivo, confira uma, duas ou várias vezes para que nenhum errinho passe batido. É essencial se lembrar de que a primeira impressão é importante!
Não exagere no tamanho
A vontade de caprichar e convencer quem lê o currículo é grande. Só que o seu objetivo profissional não pode ser desse tamanho todo. Em vez disso, ele deve ter 1 ou, no máximo, 2 linhas.
É hora de exercitar a sua capacidade de resumir ideias e deixar apenas o que for realmente importante.
Objetivo profissional: uma parte importante do seu currículo!
O objetivo profissional tem a ver com as suas expectativas e, também, com cada vaga e empresa.
Depois que definir essa parte corretamente, é só personalizar para as oportunidades que surgirem e aproveitar a impressão positiva que ele vai causar!
Se quiser mandar bem na vida profissional, aproveite e veja quais são as tendências de carreira da década!