Tenha uma experiência diferente com os conteúdos da Unileão. Experimente a versão narrada do nosso conteúdo. Basta dar um play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!
Escolheu fazer Odontologia mas ainda não sabe qual carreira seguir? Para quem sonha com um futuro profissional de sucesso, a Odontologia Hospitalar pode ser uma boa pedida.
Sabe por quê?
De uns tempos para cá, a área da saúde tem dado cada vez mais valor à presença de cirurgiões-dentistas nos hospitais.
Afinal, eles fazem um trabalho muito importante para a qualidade de vida e a recuperação de pacientes internados, sabia?
Continue lendo para entender melhor como a área funciona e por que vale a pena apostar nela!
O que é Odontologia Hospitalar?
A Odontologia Hospitalar é uma das áreas de atuação da Odontologia responsável por tratar da higiene bucal de pacientes internados, em situações de saúde mais graves.
Por isso, ela é importante principalmente em Unidades de Terapia Intensivas (UTIs).
Quando a saúde bucal ganha a atenção que merece, é possível evitar complicações e fazer o diagnóstico precoce de doenças.
Afinal, muitos problemas de saúde dão os primeiros sinais na boca. Quando antes eles forem identificados, melhor.
Com isso, é possível:
- melhorar a qualidade de vida dos pacientes;
- acelerar a recuperação;
- diminuir o tempo de ocupação dos leitos de UTI;
- ajudar a eliminar os casos de infecções;
- reduzir os custos hospitalares.
Por que a presença do cirurgião-dentista em hospitais causa surpresa?
Para a maioria das pessoas, esse profissional é aquele para quem você faz uma visita de vez em quando por causa de uma cárie ou algo do gênero.
Mas você se lembra de ter visto um dentista trabalhando em hospital? Provavelmente não, né? Saiba que existem motivos que explicam isso.
O Conselho Federal de Odontologia (CFO) só reconheceu a Odontologia Hospitalar como campo de atuação em 2015. Ou seja, não faz muito tempo.
E, apesar de os profissionais trabalharem na área há muitos anos, as leis que obrigam os hospitais a contar com um cirurgião-dentista são recentes.
Preconceito em relação à prática odontológica
Quem trabalha na saúde costuma saber da importância de os profissionais envolvidos compartilharem as responsabilidades. Quando um paciente está internado, não é só um médico que cuida dele.
O que acontece na prática é que uma equipe multidisciplinar trata a pessoa enquanto ela estiver no hospital.
Mas, por puro preconceito, muitos profissionais não entendem por que o cirurgião-dentista é importante ali e o que ele está fazendo.
Para a melhora do dia a dia de quem se especializa em Odontologia Hospitalar e também para os pacientes, isso parece estar mudando.
Então, qual é o papel de quem trabalha na área?
Os profissionais que escolhem esse campo de atuação usam todo o seu conhecimento para dar mais qualidade de vida e ajudar na recuperação de pacientes internados.
Sendo assim, costumam trabalhar em hospitais, prestar atendimento domiciliar e atender emergências. Afinal, os pacientes em situações delicadas são os que mais precisam da ajuda deles.
Nessas situações, os profissionais atuam em equipes multidisciplinares, ou seja, em conjunto com as outras especialidades médicas.
Isso significa que o dia a dia dos cirurgiões-dentistas dentro nos hospitais é bem diferente da rotina de consultório, ainda que os procedimentos sejam parecidos.
Quais são as principais atividades da Odontologia Hospitalar?
O que esses profissionais fazem é cuidar da higiene e saúde bucal dos pacientes com dois grandes propósitos:
Prevenção
As infecções podem começar na boca, onde tártaros e cáries vão se acumulando quanto mais longo for o tempo de internação.
Por isso, os cirurgiões-dentistas fazem a higiene correta para limpar os microrganismos ruins, retiram cáries, aparelhos e próteses mal higienizadas, extraem dentes condenados etc.
O ideal é que tudo isso seja feito logo no começo da internação para evitar que novos problemas de saúde apareçam.
Diagnóstico e tratamento de doenças
A função da Odontologia nos hospitais também envolve avaliações para identificar doenças ou consequências do uso de medicamentos.
Sempre que for preciso, os profissionais da área fazem procedimentos para controlar os problemas e tratar as doenças relacionadas à saúde bucal.
4 motivos para trabalhar com Odontologia Hospitalar
1. Diferencial na profissão
No país com o maior número de dentistas no mundo, você precisa ter alguma coisa que a maioria não tem para se destacar no mercado de trabalho.
Um jeito de se diferenciar é fazendo uma habilitação em Odontologia Hospitalar.
Dessa forma, você deixa de seguir o caminho mais comum para explorar novas possibilidades de atuação.
2. Atendimento de qualidade nas UTIs
Assim como em todas as fases da vida, os momentos mais difíceis também pedem cuidados com a saúde bucal.
Quando estão internados, é normal os pacientes terem uma queda de imunidade. Com isso, as bactérias, fungos e vírus podem se aproveitar para se instalar na boca.
É por isso que o trabalho do cirurgião-dentista nos hospitais é tão importante, pois oferece o nível de atendimento que os pacientes de UTI tanto precisam.
3. Acelera o processo de recuperação
Quanto mais rápido um paciente se recuperar, melhor para ele e para todos os outros que também dependem dos leitos de hospitais.
Esse é um problema comum nos hospitais do país.
Como a gente já falou aqui, ao receber a atenção da Odontologia Hospitalar, os pacientes evitam infecções e outros obstáculos para a sua recuperação.
Isso significa que os leitos ficam ocupados por menos tempos, liberando espaço para outros casos urgentes.
4. Salários melhores
Quem se especializa em Odontologia Hospitalar pode conseguir salários mais altos do que em outras carreiras, sabia?
Por ser uma área que está crescendo, as oportunidades de crescimento parecem ser boas.
Dessa forma, fica mais fácil evoluir rápido na carreira e alcançar a tão sonhada independência financeira.
Faça uma faculdade e arrase na área de Odontologia Hospitalar!
Se você ficou ainda mais animado para trabalhar com Odontologia Hospitalar, não deixe de procurar um curso superior de qualidade.
É na faculdade onde você vai aprender o que precisa para ser um bom profissional e entrar com tudo no mercado de trabalho.
Confira tudo o que você precisa saber sobre o curso de Odontologia, comece os estudos e construa a carreira dos seus sonhos!