A Ortodontia é a área da Odontologia conhecida por fazer intervenções para deixar os sorrisos mais bonitos. Mas saiba que ela faz muito mais pelos pacientes!
Tenha uma experiência diferente com os conteúdos da Unileão. Experimente a versão narrada do nosso conteúdo. Basta dar um play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!
Além da parte estética, os ortodontistas ajustam a posição dos dentes para resolver problemas de mordida, respiração e até de fala.
Não é à toa que a especialidade costuma ser uma ótima escolha para quem se forma no curso de Odontologia.
Está pensando em seguir carreira na área?
Então vem com a gente para descobrir tudo o que você precisa saber!
O que é Ortodontia?
As pessoas que têm o sorriso desalinhado, problemas na mordida ou um espaço entre os dentes da frente precisam da ajuda de um especialista em Ortodontia.
Esse profissional é quem sabe tudo sobre a posição dos dentes e dos maxilares – os ossos da face responsáveis pela mastigação e pela fala.
De acordo com as necessidades de cada paciente, o ortodontista sugere o tratamento mais adequado.
Diferentes aparelhos, móveis ou fixos, podem ser usados para corrigir os dentes e a mordida.
Além de incomodar por conta da aparência, dentes mal posicionados podem causar:
- cáries;
- problemas de gengiva;
- dores de cabeça;
- dificuldades para respirar e falar.
É para evitar esses tipos de complicações que a Ortodontia existe.
E só os profissionais da área é que vão saber qual é o tratamento certo para colocar os dentes de um paciente no lugar.
Como anda o mercado de trabalho para os ortodontistas?
A Odontologia é a um das especialidades que mais atraem os dentistas.
Além de ser muito procuradas pelos pacientes, tem um mercado de trabalho aquecido e cheio de oportunidades.
Entenda por quê:
Valorização da prevenção
Os brasileiros se preocupam bastante com a saúde bucal. Tanto é que o Brasil é um dos países líderes no ranking de higiene bucal.
E a área odontológica faturou mais de R$ 38 bilhões nos últimos anos, de acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO).
Isso mostra que fazer uma visita ao dentista, pelo menos de vez em quando, virou parte dos cuidados de saúde das pessoas.
Além de descobrir cáries, fazer limpezas e outros procedimentos, as visitas ajudam a prevenir problemas mais graves.
Mesmo quem aparentemente não precisa de aparelho pode consultar o ortodontista para evitar problemas futuros.
A busca por um sorriso bonito só aumenta
A Ortodontia também ajuda as pessoas a se sentirem mais confortáveis com a sua aparência. E todo mundo quer ter um sorriso bonito, não é verdade?
Por isso, pacientes de todas idades procuram os tratamentos odontológicos para corrigir os dentes mal posicionados e ter o sorriso perfeito.
Como hoje os tratamentos são mais baratos e rápidos, a procura aumentou mais ainda.
Aumento da expectativa de vida
Até pouco tempo atrás, ao se tornarem idosas, as pessoas sofriam por causa dos dentes. Afinal, cuidar da saúde bucal é algo relativamente recente.
Por conta disso, era comum para as gerações mais velhas perder boa parte dos dentes ao longo da vida.
Mas com o aumento da expectativa de vida da população, os ortodontistas passaram a ter um papel ainda mais importante para a qualidade de vida das pessoas.
E hoje não existe mais idade certa para corrigir o que for preciso.
Avanços nos tratamentos
Sabe o que também ajudou a aquecer o mercado de Ortodontia? O avanço das tecnologias, tratamentos e técnicas usadas na área.
Antes era normal as pessoas passarem anos e anos usando aparelhos invasivos para consertar os dentes tortos. Mas agora já existem técnicas melhores e muito mais modernas.
Isso significa que os pacientes passam menos tempo usando aparelhos, além de gastar menos dinheiro. Ou seja, os tratamentos ficaram mais acessíveis.
E os profissionais também ganham com isso porque conseguem prever o quanto vão ganhar, graças à modernização dos métodos.
Veja 4 dicas para se dar bem na área de Ortodontia
1. Faça uma boa graduação
Como em outras profissões, o curso superior é um requisito para trabalhar como ortodontista.
Antes de se matricular, pesquise sobre a instituição de ensino. Afinal, a qualidade do ensino e a estrutura da faculdade precisam atender às necessidades da sua formação.
Na graduação em Odontologia, a prática em laboratórios e atendimentos é parte importante da preparação dos profissionais para o mercado.
2. Seja sincero com os pacientes
Tenha cuidado para não prometer o que você não tem certeza se pode cumprir.
Muita gente se sente frustrada porque o dentista fala que o tratamento vai levar, por exemplo, 6 meses e acaba levando um ano.
Portanto, explique direitinho, logo no começo, quanto tempo o tratamento deve durar. Assim, você não cria falsas expectativas ou ansiedade nos pacientes.
Quando estiverem engajados com o tratamento, não deixe de elogiar e estimular os cuidados com a higiene bucal. É um jeito de aumentar a autoestima deles.
3. Ofereça um alto padrão de atendimento
O atendimento faz parte de toda prestação de serviço. Por isso, as pessoas só se sentem satisfeitas quando são bem atendidas.
Desde o primeiro contato para marcar a consulta, o paciente quer ser tratado com atenção e respeito. E, durante as consultas, deve ser bem recebido e acolhido pelo ortodontista.
Alguns detalhes também ajudam, como ter uma sala de espera confortável, com wi-fi, televisão e revistas para os pacientes se distraírem enquanto aguardam.
4. Seja parceiro dos pacientes
Os profissionais bem-sucedidos costumam ter uma coisa em comum: atendem seus pacientes por muitos anos e, às vezes, sua família toda.
Isso acontece quando as pessoas sentem confiança no trabalho do ortodontista e ficam à vontade para compartilhar suas dores.
No entanto, esse tipo de relação depende de uma parceria real com os pacientes. Sabendo disso, tente criar uma conexão, pois ela pode render reconhecimento, anos de trabalho garantido e novas indicações.
Pronto para dar os primeiros passos na carreira?
Se você está curtindo a ideia de trabalhar com Ortodontia, a gente dá todo apoio! Faça uma boa graduação e nunca pare de investir em qualificação profissional.
Esse é o caminho certo para você se destacar nesse mercado tão promissor.
Tem dúvidas sobre a formação? Então saiba mais sobre o curso de Odontologia, como ele funciona e tudo o que você vai aprender na faculdade!