Quando a sua tão sonhada formatura se aproxima, e você lembra que ainda tem um obstáculo pelo caminho: provar que cumpriu as horas obrigatórias das atividades complementares. A maioria dos cursos de graduação exigem uma carga de crédito delas. Então fique tranquilo! Você não é o único que passa por isso!
Mantenha a calma e confere só esse post, pois aqui iremos te ajudar a entender melhor o que são essas atividades e como fazê-las!
O que são?
Então, o que são as atividades complementares? Segundo o Conselho Nacional de Educação da Câmara Superior de Educação, essas atividades complementares são responsáveis por colocar o estudante em contato com a realidade social, econômica e cultural, e de iniciação à pesquisa de ensino.
Tipos de atividades complementares.
Normalmente existem 02 tipos de atividades complementares: as realizadas dentro da própria faculdade e as externas. As diferenças entre as duas são:
– Na Interna, geralmente, são aceitas atividades como: iniciação científica, monitoria, participação em eventos acadêmicos, agências júnior e palestras.
– Já na Externa: workshops, conferências, congressos, cursos livres e estágios não obrigatórios. Uma excelente dica são os cursos online que possuem um investimento financeiro menor e dão aquela força na carga horária.
Validade das atividades.
Mas fique atento! Quem vai determinar o que vale ou não é a sua instituição, com base em critérios sobre o que é determinante para a formação do aluno. Além disso, essas atividades possuem carga horária mais flexível, diversidade de temas e fácil acesso e cabe ao próprio estudante o controle e gestão das mesmas.
O mais importante é manter contato com o coordenador ou professores do seu curso para avaliar as atividades aptas a serem aceitas pela instituição. Outra dica importante é guardar seus certificados e declarações, desde o início da faculdade, para não perder nada!
Confira alguns eventos da UNILEÃO que oferecem horas de atividades complementares aqui.