Existe um perfil profissional do contador? Quais características os formados em Ciências Contábeis precisam ter? Fique tranquilo, pois vamos ajudar a responder essas perguntas!
Quem pensa em trabalhar como contador costuma gostar de números. Mas isso não é suficiente para se dar bem na profissão.
Afinal, estamos falando de uma carreira com diversas oportunidades, mas que demanda altas doses de responsabilidade. Isso porque é preciso lidar com questões financeiras, patrimoniais, tributárias e outros assuntos sérios para os negócios.
Continue lendo para ficar por dentro das características dos contadores e dos principais caminhos profissionais!
9 características que fazem parte do perfil profissional do contador
Para ter sucesso no mundo da Contabilidade, algumas características são vistas como ideais. Ou seja, ajudam você a se destacar e chegar mais longe.
Veja quais são elas:
1. Saber aplicar os conhecimentos para ajudar empresas a tomar decisões
De nada adianta saber demais se você não souber usar o que sabe no trabalho. Portanto, valorize as teorias, mas também aprenda a aplicá-las.
Quanto mais você souber, mais possibilidades pode ter no mercado. Os contadores que dominam as ciências contábeis podem até prestar consultoria para empresas.
2. Ser capaz de analisar as situações antes de tomar qualquer atitude
Em primeiro lugar, entenda o que o cliente ou a organização precisa antes de propor ações.
Contadores precisam ter alta capacidade de análise e buscar o máximo de informação possível para indicar qual caminho deve ser seguido.
3. Aprender a lidar com a rotina dinâmica dos negócios
O dia a dia do contador é muito mais dinâmico do que a maioria das pessoas pensam.
Você deve estar preparado para dar respostas rápidas e lidar com os obstáculos, sem perder a calma. Dependendo do caso, é bom saber trabalhar sob pressão.
4. Ter proatividade para estar sempre um passo à frente
Uma das funções do contador é se antecipar aos problemas e riscos que podem surgir pelo caminho. Portanto, ser proativo é fundamental!
Basta lembrar daquele ditado: é melhor prevenir do que remediar.
5. Não ficar limitado a apenas executar tarefas
No começo da carreira, é normal ficar encarregado de fazer as atividades mais repetitivas. Mas procure sempre entender a lógica por trás delas.
Só assim você terá condições de enxergar melhor o trabalho, propor melhorias e exercer funções mais estratégicas.
6. Manter a organização para não se perder diante de diversas tarefas
Contabilidade e bagunça são duas coisas que não combinam. Não basta dar conta de tudo; é preciso fazer um trabalho de qualidade, concorda?
Sendo assim, tente ser o mais organizado possível para não se enrolar no trabalho ou confundir informações críticas para o negócio.
7. Fazer amizade com as ferramentas tecnológicas usadas na profissão
Quem disse que contadores não precisam ser modernos? É fundamental que você aprenda a lidar com os sistemas e recursos usados na área.
Ao otimizar tempo, a tecnologia permite que os profissionais se dediquem a outros assuntos e não percam tempo com tarefas manuais.
8. Ter responsabilidade e ética em tudo o que faz
Os futuros contadores até aprendem na faculdade sobre o Código de Ética que regulamenta a profissão. Porém, é bom lembrar que agir de forma ética e responsável são características pessoais.
Quem sabe manter uma postura correta frente às situações profissionais costuma ser muito mais valorizado pelo mercado.
9. Saber se comunicar de forma clara com pessoas diferentes
Conseguir falar com diferentes profissionais de forma clara faz toda a diferença. Isso porque o contador interage com pessoas de diversas áreas.
Assim, precisa saber falar sobre informações burocráticas, que podem parecer complicadas, de um jeito que as pessoas entendam.
O que você precisa saber sobre as oportunidades de trabalho na área de Contabilidade
Todo negócio precisa de um contador para acompanhar as transações, garantir que os impostos sejam pagos, assegurar o cumprimento de leis, entre tantas outras funções.
Para você ter uma ideia das possibilidades, vamos falar um pouquinho sobre as principais áreas de atuação:
Gestão de empresas
Em empresas públicas ou privadas, o contador pode cuidar das finanças, patrimônio, fazer balanços e analisar outras informações. Tudo isso para que o negócio seja financeiramente sustentável e cumpra as obrigações fiscais.
Auditoria
O auditor é quem cuida dos registros e analisa como eles estão sendo usados. Além disso, busca possíveis falhas em processos para combater fraudes e evitar irregularidades nas atividades da empresa.
Controladoria
Quem trabalha com controladoria ajuda os gestores a tomarem decisões por meio da análise do planejamento estratégico e dos padrões de qualidade. Assim, ele olha para os objetivos e define os processos a serem seguidos.
Perícia contábil
Já o perito contábil é aquele que emite laudos para apoiar a área jurídica das organizações. Dessa forma, ajuda em processos de dissolução de sociedade, divisão de bens, danos materiais, entre outros.
Por que ter uma graduação em Ciências Contábeis é tão importante?
Se você pretende construir uma carreira na área, fique ligado nas exigências.
Assim como em outras profissões regulamentadas, é necessário ter um registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) para trabalhar como contador.
Mas, antes disso, você precisa ter um diploma de graduação em Ciências Contábeis reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).
Ou seja, ninguém pode sair por aí oferecendo serviços na área sem investir em uma boa formação profissional.
E não se trata só sobre cumprir uma norma.
Isso porque é na faculdade que você aprende tudo o que precisa para exercer as funções de um contador em qualquer organização.
E aí, acha que tem o perfil profissional do contador?
Nossa ideia foi compartilhar algumas informações valiosas que vão ajudar você a construir sua trajetória na área de Contabilidade.
Porém, não desanime por achar que não tem todas as características do perfil profissional do contador.
A ideia é que você, em primeiro lugar, saiba quais são elas. Assim, pode buscar desenvolver as que faltam durante a sua preparação para o mercado de trabalho.
Quer conferir outras dicas para se dar bem? Baixe o infográfico e descubra como se tornar um contador desejado pelas empresas!