O curso de Medicina Veterinária é um dos mais procurados pelos estudantes que amam lidar com animais. Muitas vezes, ser veterinário para cuidar dos nossos animaizinhos de estimação é um desejo que vem desde a infância. Entretanto, não basta apenas amar os animais para seguir em direção a essa importante profissão, é preciso estar preparado para agir visando o bem-estar animal.
Tenha uma experiência diferente com os conteúdos da Unileão. Experimente a versão narrada do nosso conteúdo. Basta dar um play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!
É um curso desafiador
O curso de Medicina Veterinária é uma graduação com muitos desafios. Afinal, ele é relacionado à área de saúde, muito próximo do curso de Medicina. Ele aborda diversos assuntos importantes, relacionados a ética e respeito à vida. Também exige muito conhecimento e, ainda por cima, habilidade física para executar procedimentos. Em outras palavras, é um curso que vai exigir e aproveitar todo o seu potencial.
Oferece campos de trabalho variados
Graduado como médico veterinário, você poderá trabalhar em diferentes ambientes, de uma fazenda a uma fábrica. Poderá trabalhar em uma grande empresa ou em uma ONG, seguir a carreira de pesquisador ou professor universitário, ou até mesmo abrir sua própria clínica.
Para quem ainda não tem certeza sobre o que deseja fazer no futuro, esse curso é uma boa opção, pois garante campos de trabalho muito diferentes. E não se preocupe, pois você irá descobrir qual deles prefere naturalmente, conforme entra em contato com cada um, ao longo do curso.
Garante mais oportunidades de contato com a natureza
Não vamos mentir: você provavelmente não vai trabalhar na praia ou algo do tipo. Porém, dentre os muitos cursos superiores, o curso de Medicina Veterinária é um dos que trazem mais chances de trabalhar em contato com a natureza. No fim, mesmo que você acabe trabalhando entre quatro paredes, ainda estará constantemente lidando com animais. Para quem gosta da natureza, vale a pena apostar nesse curso.
Permite trabalhar em defesa de um ideal
Para quem tem um perfil engajado e gosta de ser participativo na sociedade, o curso de Medicina Veterinária é uma chance de aprender mais sobre uma causa importante: a defesa dos animais. E, depois de se formar, você poderá trabalhar em prol dessa causa.
Nós sabemos que ainda existem muitos animais, tanto domésticos quanto selvagens, que sofrem abusos e maus tratos. O médico veterinário pode prestar socorro e salvar as vidas desses animais. É uma bela forma de dar um significado mais profundo à sua carreira.
Tem boas perspectivas de salário
Ao mesmo tempo que ainda vemos animais sofrendo, também observamos o outro extremo: cada vez mais, as pessoas tratam seus animais como se fossem da família. Compram roupinhas, deixam dormir dentro de casa, usam rações especiais e, claro, levam ao veterinário sempre que é preciso. Assim, as clínicas veterinárias estão recebendo mais clientes e cobrando mais caro.
Nunca sai de demanda
Com o tempo, há profissões que surgem e profissões que somem. Por exemplo, “analista de mídias sociais” é uma profissão que somente surgiu com o desenvolvimento das redes sociais. Enquanto isso, engraxate é uma profissão que sumiu, já que quase ninguém mais usa esse serviço.
Porém, a demanda por médicos veterinários sempre irá existir, pois dependemos deles em várias situações. Eles são necessários para avaliar se o gado para abate está saudável, para tratar animais nas cidades e evitar epidemias de doenças, entre outras funções. Ou seja, investir nesse curso é uma opção para manter a estabilidade empregatícia, mesmo com as mudanças constantes no mercado de trabalho.
Fonte: Unimonte