Tenha uma experiência diferente com os conteúdos da Unileão. Experimente a versão narrada do nosso conteúdo. Basta dar um play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!
O vestibular e o Enem causam aquele friozinho na barriga, mas a pergunta que tira o sono de muita gente não tem a ver com provas. A dúvida sobre qual profissão seguir é que causa dificuldades e até medo.
A verdade é que essa decisão não precisa ser tão complicada. Com uma boa dose de calma é possível entender o que se encaixa no seu perfil e tem a ver com você.
Então, quer conhecer o caminho para descobrir qual profissão seguir? Veja dicas imperdíveis para colocar em prática!
Considere seus interesses na decisão
Fazer o que ama é importante para ter sucesso na profissão e na vida. Claro que só os seus gostos não bastam, mas eles dão uma orientação necessária. Então, se pergunte o que gosta de fazer, estudar e conhecer.
Quem se dá bem com as palavras, por exemplo, pode pensar em Ciências Humanas. Já se você gosta de cuidar das pessoas, a área da Saúde pode ser ideal. Se os números são o seu ponto forte, as Ciências Exatas são perfeitas.
Avalie suas habilidades para saber qual profissão seguir
Além disso, é importante pensar no seu conjunto de habilidades, pois cada área dá origem a várias profissões. Se você gosta do contato com as pessoas, a área de atendimento em saúde é a ideal. Se for detalhista e organizado, a parte de tecnologia pode ser uma boa. Então, pense nas suas qualidades e personalidade.
Conheça o futuro do mercado profissional
Você deseja fazer um curso superior que transforme e melhore a sua realidade, certo? Por isso, é importante escolher uma faculdade que te possibilite um futuro brilhante. Na hora de definir qual profissão seguir, não deixe essa análise de lado.
Explore as tendências e novidades para pensar em qual será o possível crescimento. Essa é uma maneira de entender o que virá e qual é o caminho com maiores chances de sucesso.
Pense na possibilidade de empreender
Em vez de depender apenas do mercado e de outras pessoas, por que não abrir o próprio negócio? Na área de saúde, por exemplo, não é preciso sempre atuar em hospitais, já que você pode ter um consultório. Então, não deixe de refletir se o curso permite que você conquiste a independência.
Fale com outros profissionais da área
Entender o cotidiano de quem já é formado também ajuda a tomar uma boa decisão. Por isso, procure pessoas que já trabalham nas suas áreas de interesse e converse para saber como é a rotina deles.
Conhecer desafios, oportunidades e conquistas pode te animar em mais de uma profissão ou te dar a noção de qual é a ideal para você.
Entenda o seu impacto na comunidade
Mais que pensar no próprio sucesso, você precisa considerar a oportunidade única de mudar a vida das pessoas ao seu redor. Durante esse papo com quem já trabalha, pergunte sobre os impactos na família, comunidade e como é possível ajudar. Desse modo, você vai saber se poderá causar impactos positivos com a sua atuação.
Não veja essa decisão como definitiva
Pode acreditar: trocar de carreira é mais comum que você imagina. Por isso, para decidir qual profissão seguir, não veja esse momento como definitivo. Sempre há a possibilidade de mudar, de se especializar em algo mais ou até começar uma nova faculdade.
Tire o peso das suas costas ao achar que só há uma chance. Se, mais tarde, a decisão não parecer “certa”, você sempre terá a oportunidade de mudar.
Mantenha a calma e ouça o seu interior
Em um momento como esse é normal sentir dúvidas. Há muitas vozes do lado de fora que dizem que estudo não paga as contas ou que uma carreira é melhor que a outra. Em vez de dar ouvidos a tudo isso, tenha calma! Acredite no seu potencial, ouça a sua voz interior e escolha aquilo que faz sentido para você — essa é a melhor forma de acertar.
Definir qual profissão seguir é uma decisão importante que exige calma e cuidado. Use essas dicas para encontrar o que tem a ver com você e não se esqueça: nada é definitivo e sempre há a oportunidade de recomeçar!
E já que falamos de sucesso profissional, veja como o ensino superior pode ser um diferencial na sua atuação!