Ao escolher um curso de graduação, é natural querer se preparar para o que virá. Entre as perguntas mais comuns dessa fase para quem decidiu cursar Direito está: “quem faz Direito pode ser o quê?”. Essa é uma das faculdades mais tradicionais do mercado e oferece grandes possibilidades. Então, nada melhor do que conhecer as alternativas, certo?
Você pode atuar em diversas áreas com esse curso superior. Quer saber quais são? Venha conferir!
Qual a diferença entre os setores público e privado?
Antes mesmo de pensar nas áreas de atuação, há uma grande diferença de trabalho de quem é bacharel em Direito: o setor. Nesse caso, temos os setores público e o privado.
Na iniciativa privada, você pode trabalhar como advogado, consultor jurídico e funções do tipo em várias empresas. É possível se juntar a um escritório ou abrir o seu. Também há oportunidade de ser contratado para a parte jurídica de um negócio ou de atuar em uma consultoria.
Na parte pública, você se torna um servidor. Após receber a aprovação no concurso e ser convocado, trabalhará em um órgão do governo, como prefeitura, Estado ou União. Demais, não é?
O que vale mais a pena?
Não existe uma resposta sobre qual das duas alternativas é melhor. Cada uma tem pontos positivos e negativos, por isso você precisa avaliar o que faz sentido para a sua realidade. Quer ver?
O Direito público oferece mais estabilidade e até salários altos no começo da carreira. Já o Direito privado traz liberdade de atuação e permite que aumente os seus ganhos com o tempo. Só vai depender de como você deseja trabalhar.
Quem faz Direito pode ser o quê?
Após concluir a sua graduação, é possível trabalhar em muitas áreas. Tudo se relaciona aos seus interesses e especializações que decidir realizar. Para conhecer melhor as oportunidades, veja quais são os destaques de Direito!
Direito Penal
O Direito Penal é um dos segmentos mais famosos e importantes do Direito. Envolve a punição diversa a crimes de pessoas físicas ou jurídicas com base no Código Penal. Nessa área, você será um criminalista.
É possível trabalhar na defesa dos réus ou mesmo na acusação, como no caso do setor público. Com muitas oportunidades, não faltam bons caminhos para a sua atividade!
Direito Eleitoral
O Brasil conta com milhões de eleitores e uma legislação que tem se adaptado às novas demandas, como a Lei da Ficha Limpa. Como temos eleições a cada dois anos, o ramo de Direito Eleitoral está sempre em alta.
É possível trabalhar antes, durante e após campanhas, com candidatos, partidos, movimentos e entidades. Não faltam alternativas!
Direito Trabalhista
Com a Reforma Trabalhista, aprovada em 2017, novas modalidades de trabalho foram estabelecidas. Além disso, temos regras inéditas de jornadas, férias e contratação. Para atender às demandas, o Direito Trabalhista é uma área clássica que permanece em alta.
Além de ajudar empresas a se adaptarem à nova realidade, é possível auxiliar trabalhadores e sindicatos no caso de descumprimento das regras. Esse é um ramo bastante procurado, então vale a pena considerar o que tem a oferecer.
Concursos
Como você viu, o setor privado não é a única possibilidade. Os concursos públicos trazem diversas alternativas para que a sua carreira deslanche e você seja um profissional de sucesso!
Na Magistratura, atuará como juiz, enquanto a Promotoria tem a ver com o Ministério Público. Ainda é possível trabalhar na Procuradoria, na Defensoria e até na Polícia Federal, como delegado, por exemplo. Viu como não faltam opções?
Quais áreas têm se destacado?
Para responder “quem faz Direito pode fazer o quê?”, também é recomendável conhecer as oportunidades que não são muito tradicionais. Há vários segmentos que têm se destacado atualmente e que prometem ser tendências ainda maiores no futuro.
Ao explorar essas áreas, você já pode fazer um planejamento de carreira antes mesmo do primeiro dia de aula. Ficou com curiosidade? Então, venha ver alguns destaques!
Compliance
O termo compliance vem do verbo em inglês “to comply”, que significa cumprir, obedecer. Nesse caso, tem a ver com estar em conformidade com leis e regulamentos.
As empresas estão cada vez mais preocupadas com a forma de atuação. O desejo de ficar em dia com as obrigações ajuda a criar uma boa imagem de mercado e a evitar sanções. Para tanto, existe o processo de compliance. Mas o que um advogado tem a ver com isso? Tudo!
Quem se forma em Direito também pode ficar responsável por garantir que todas as regras e determinações legais sejam cumpridas. Com auditorias internas e desenvolvimento de regulamentos, há a chance de ajudar os negócios a se manterem alinhados às regras.
Direito Digital
Nossa realidade é cada vez mais digital, com uso de novos dispositivos e expansão da internet. Ao mesmo tempo em que isso traz outras possibilidades, também gera problemas inéditos. Hoje, é comum ouvir falar de privacidade digital e até de crimes cibernéticos — e tudo isso é matéria do Direito Digital.
Nessa área, você vai ficar de olho nas novas regulamentações e dispositivos legais. Inclusive, é possível atuar ou até criar uma lawtech — empresas inovadoras ligadas ao mercado legal.
Direito Ambiental
A preocupação com o meio ambiente tem aumentado na nossa sociedade e esses esforços têm ganhado vida com novas leis. As regulamentações, a busca pela sustentabilidade e os novos acordos para o clima reforçam o Direito Ambiental.
Essa é uma das áreas que mais prometem crescer em um futuro próximo e permite que você atue em várias frentes. Além de trabalhar com ações, é possível dar consultorias, auxiliar empresas no licenciamento ambiental e assim por diante!
Ao se perguntar “quem faz Direito pode ser o quê?”, fica claro como há muitas oportunidades no mercado. Você só vai precisar descobrir quais são os seus interesses e seguir rumo a uma atuação de sucesso!
Para ter todos os conhecimentos necessários, veja como escolher a melhor faculdade e capriche na formação!