Os feedbacks são comentários positivos ou críticas construtivas com o objetivo de direcionar seu trabalho, podendo torná-lo um indivíduo e um profissional cada vez mais preparado. Porém, nem todos os feedbacks ajudam na carreira profissional. Você já recebeu esse tipo de feedback e soube como reagir?
O feedback, quando não expressado da maneira correta, acaba criando um efeito de ilusão em quem o recebe. A sua mente pode entender que você é ruim e estabelecer uma posição de defesa. Além de saber como reagir é preciso saber neutralizar os efeitos das críticas negativas!
Tente não levar para o lado pessoal
Ao levar o feedback negativo pro lado pessoal, muito provavelmente a sua autoestima ficará prejudicada. Tal coisa acontece porque acaba sendo cultivado na mente um sentimento de culpa. É essencial ser capaz de ter uma visão realista sobre qualquer ponto de vista.
O que é dito pelo outro está totalmente fora do seu controle, então, ele pode dizer muitas coisas impensadas. As críticas são feitas para você melhorar em algum aspecto, então escute com atenção o que lhe dizem e pense sobre o que pode ser melhorado.
Pense bem antes de responder
Assim como dizia Isaac Newton: “Para toda ação existe uma reação”, com os feedbacks não é diferente. Mas uma resposta instantânea ao feedback ruim tende a ser tão ruim quanto o próprio feedback. Se a ação do outro foi impensada, por que a sua tem que ser também?
Por isso, é preciso pensar no que será falado em seguida. Caso não tenha certeza de como responder e não tenha tempo para pensar em uma resposta adequada, opte por não dizer nada, reflita sobre a situação e depois converse com a pessoa.
Pense em suas atitudes
Caso a crítica seja destrutiva, você deve analisar quais pontos podem ser melhorados ou revistos.
Pense no que você fez que pode ter gerado a crítica, mas não assuma a culpa até ter certeza de que o erro foi realmente seu. Ninguém gosta de ter defeitos, é um fato, mas temos que admitir que eles existem e que, às vezes, podem nos atrapalhar em nosso desempenho profissional.
Converse com o outro lado
Após escutar um “você fez isso errado!” ou “o seu jeito de trabalhar atrapalha os outros!”, você provavelmente vai achar que o problema seja totalmente com você. Reflita sobre frases desse tipo e perceba que são frases genéricas, não dizem o que pode ser melhorado e o que deve ser corrigido.
Mantenha um diálogo e peça a outra pessoa lhe explicar o que foi dito, diga que você quer melhorar. Esteja sempre seguro, mas com abertura para dialogar.