O freelancer, também chamados de freela, é um profissional liberal que presta serviços de modo autônomo, trabalhando para pessoas ou empresas por um determinado período de tempo. O freelancer tem alta facilidade de trabalhar com o mercado digital, além de ser favorecido nas questões tributárias.
Talvez você ou algum amigo(a) tenha conseguido um pequeno trabalho no fim de semana, por exemplo, ou saiu do emprego por não aguentar mais a rotina após tanto tempo e resolveu trabalhar por conta própria, pois, ainda precisa se sustentar.
Veja abaixo algumas dicas de como se tornar freelancer e algumas áreas para poder atuar.
Do que se precisa para ser um bom freelancer?
Assim como em todo trabalho, é necessário ter bastante organização. Por se tratar de um profissional autônomo, tudo será responsabilidade sua: tarefas, prazos, atendimento, precificação e, claro, pagamentos. Junto a organização, surge a disciplina. Você não terá um chefe lhe dizendo qual o dia e horário da entrega dos trabalhos. Dessa forma é necessário ser disciplinado e cumprir com os prazos.
Um outro ponto importante para se aventurar no mundo de freelancer é ter uma boa e ampla lista de contatos. Com o mercado de autônomos cada vez mais procurado, surgiram plataformas que ajudam clientes e freelancers a se encontrarem, mas mesmo assim, contatos nunca são demais.
Algumas vantagens e desvantagens
- Mais flexibilidade e autonomia
- Em alguns casos, melhor remuneração
Mas, em contrapartida…
- Falta de estabilidade
- Ausência de benefícios trabalhistas
Profissões em alta para freelancer
Existem muitas áreas para um freelancer trabalhar, algumas delas podem ser de curtíssima duração e outras com durações de alguns anos, dependendo do contrato formalizado.
Social media
Atualmente, as redes sociais dão grandes possibilidades para quem procura trabalho de freelancer. A história do “meu sobrinho sabe fazer isso” não serve mais, é preciso ter um profissional cuidando das mídias sociais das empresas. Um social media de destaque tem que ter domínio do português, perfil analítico para mensuração dos dados e boa interação com pessoas.
Redator
A produção de conteúdo para sites e blogs nunca foi tão valorizada quanto nos dias de hoje. Com o marketing de conteúdo em alta, várias empresas procuram esse serviço para tentar atrais ainda mais clientes. Nesse setor há destaque para profissionais com conhecimento em diversas áreas e criatividade.
Revisor
Em um segmento parecido com o anterior, o redator é aquele que se responsabiliza por passar um pente finíssimo nos textos que serão publicados. O destaque do profissional se dá tanto pelas habilidades do redator quanto por concentração, atenção e amplo domínio da língua portuguesa.
Designer gráfico
Mais uma área ligada ao mundo digital. A criação de imagens abre grandes portas para os freelancers, desde pequenas e médias empresas até as grandes multinacionais. A criatividade e domínio de ferramentas de edição e criação de imagens são fortes diferenciais nessa área.
Além destas quatro, algumas das maiores para o Brasil, há muitas outras como contador, arquiteto e jornalista, mas essas precisam de diploma para exercício da atividade.