Durante períodos de crise, os problemas de saúde mental aumentam. Ansiedade, depressão, insônia e outros problemas psicológicos estão entre os mais comuns.
Afinal, a incerteza em relação ao futuro causa medo e angústia nas pessoas. E esses sentimentos podem aumentar os casos e também a gravidade das doenças mentais.
Mas calma: se tomarmos certos cuidados, podemos evitar que isso aconteça.
Saiba que muitos deles são hábitos simples e ao mesmo tempo poderosos. Eles ajudam a diminuir os impactos negativos de momentos desafiadores na sua saúde e bem-estar.
Confira quais são eles a seguir!
Tenha uma experiência diferente com os conteúdos da Unileão. Experimente a versão narrada do nosso conteúdo. Basta dar um play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!
9 dicas para cuidar da saúde mental
1. Busque fontes de informação confiáveis
Já parou para pensar sobre como anda alimentando a sua mente?
É preciso ficar bem atento, pois a desinformação e as notícias que geram pânico também impactam a saúde mental.
Tente filtrar os conteúdos que você recebe pelo WhatsApp e pelas redes sociais. Isso porque nem sempre eles são verdadeiros.
Quando precisar se inteirar sobre o que acontece no país e no mundo, vá atrás de jornais e portais de notícias confiáveis. Só assim dá para ter acesso a dados reais.
2. Evite consumir informações demais
Sobretudo em épocas mais turbulentas, todos querem estar bem informados. Mais do que isso, entender o cenário ajuda as pessoas a tomar decisões e planejar o futuro.
Entretanto, consumir informação em excesso pode prejudicar a saúde, pois a mente fica sobrecarregada.
Portanto, preste atenção em como você se sente em relação às notícias.
Se for necessário, coloque um limite diário. Por exemplo, abrir os sites de jornais apenas uma vez ao dia, pelas manhãs.
3. Faça atividades físicas
Praticar exercícios faz bem tanto para o corpo quanto para a mente. Por isso, mesmo que você não seja chegado em exercícios, vale a pena fazer um esforço.
Agora é até difícil arranjar uma desculpa, principalmente para quem tem mais tempo livre em casa.
Se você der uma busca na internet, vai encontrar vários aplicativos e canais no YouTube com treinos de todos os tipos (yoga, musculação, pilates, alongamento etc.).
Ou seja, é só escolher a atividade que tem a sua cara!
Além de ajudar você a se sentir melhor com o seu corpo, dá para aliviar bem o estresse e ansiedade do dia a dia.
4. Tenha uma rotina
Por mais que as pessoas reclamem da rotina, ela é uma grande parceira, sabia?
Apesar de parecer chato, ter horários para as atividades cotidianas é algo que traz conforto emocional e segurança.
Isso porque a rotina ajuda a manter a organização da semana, dando uma certa sensação de controle.
Sabendo disso, tente estabelecer horários para suas principais atividades do dia: acordar, fazer as refeições, trabalhar, estudar, praticar exercícios e dormir, por exemplo.
5. Cultive boas noites de sono
Dormir bem é uma das coisas mais importantes para a saúde.
Uma boa noite de sono dá mais energia, melhora o humor e foco, além de fortalecer o sistema imunológico.
De novo, não se esqueça da importância da rotina. Ou seja, dormir e acordar nos mesmos horários todos os dias para regular o relógio biológico.
Outra dica é evitar usar o celular, comer demais ou consumir substâncias estimulantes, como café e açúcar, antes de se deitar. Isso ajuda a melhorar a qualidade do seu sono.
6. Faça coisas que goste
É importante lembrar de incluir na rotina atividades que você gosta de fazer também.
Quando o estudo e o home office fazem parte do dia a dia, elas podem acabar sendo deixadas de lado. E isso não deveria acontecer.
Procure reservar um tempo para ouvir música, assistir a filmes e séries, ler um livro, fazer uma receita gostosa, entre outras coisas prazerosas.
É preciso encontrar um ponto de equilíbrio entre as obrigações e os momentos relaxantes!
7. Procure novos hobbies
Qual foi a última vez que você desenvolveu uma nova habilidade de um jeito divertido?
Fique sabendo que encontrar novos hobbies ajuda a aumentar a sensação de bem-estar.
Durante a pandemia, pode ser necessário abrir mão dos passeios ou das saídas com os amigos. Aí está mais um motivo para você descobrir outras maneiras de passar o tempo.
A escolha vai depender dos seus interesses.
Aprender a cuidar de plantas, se aventurar na cozinha, reformar um móvel, meditar, fazer artesanato são algumas das ideias.
8. Conte com as pessoas
Ter pessoas queridas por perto é fundamental para manter a saúde mental em dia. Afinal, as relações sociais são necessárias para os seres humanos.
Seja para desabafar, discutir assuntos sérios ou jogar conversa fora, as interações precisam receber o valor que merecem.
E, graças às tecnologias, a distância não é mais um obstáculo. De onde estiver, você pode conversar com a família e os amigos a qualquer hora.
Assim, quando estiver angustiado com alguma coisa, ligue para alguém que você gosta.
Converse, desabafe e peça ajuda. Saber que você não precisa enfrentar um problema sozinho traz um conforto enorme nos momentos mais difíceis.
9. Tenhas os pés no chão
Por mais incerto que o futuro seja, não se alimente de negatividade. Isso só vai aumentar a ansiedade.
Vivendo uma crise ou não, prever o que vai acontecer daqui para frente é impossível. Portanto, não adianta nada se desgastar.
Dessa forma, mantenha os pés no chão e foque no presente.
Faça o que for preciso respeitando os seus limites, sem exigir demais de você mesmo. Isso também faz parte de cuidar de si, sabia?
Saúde mental: leve esses hábitos para a vida inteira
A sua saúde mental com certeza só tem a ganhar com os hábitos sugeridos aqui. Eles nada mais são do que cuidados simples que todos deveriam adotar.
É claro que as preocupações com os estudos, vida profissional, independência financeira e o futuro no geral sempre vão existir.
Mas, se você estiver bem física e psicologicamente, lidar com elas não precisa ser um bicho de sete cabeças.
A transição para a vida adulta está sendo difícil? Então confira o manual que ajuda você a passar por essa fase e a encarar as novas responsabilidades!