Negociar é um dom que nem todo mundo possui. Mas para um grande Gestor Comercial, saber negociar é essencial e finalizar um diálogo com um “não” deve estar longe da sua realidade. Confira nossas dicas para se destacar no mundo da negociação!
Confie em você mesmo
O fato de estar em um momento de venda com um cliente é uma grande oportunidade de mostrar seu potencial. Vender é facilitar a vida e solucionar um problema do consumidor, e isso está em suas mãos.
É importante conhecer bem a pessoa com quem você está negociando e saber o que ela precisa. Repasse as informações corretas com segurança e estabilidade.
Tenha postura e fale exatamente o que seu cliente precisa ouvir, demonstrando todas as vantagens de adquirir aquele produto ou serviço.
Mostre o seu valor
Um grande desafio da negociação é o preço. E quando seu cliente quiser negociar um preço menor, você deve estar preparado para mostrar o valor real do seu produto.
É importante entender a mente do consumidor e como ela funciona. Se o seu produto ou serviço suprir todas as necessidades daquele cliente e for vantajoso, ele estará disposto a pagar o valor ideal.
Ao invés de diminuir o seu preço, aprenda a mostrar o seu valor! Não tenha medo do preço dos concorrentes.
Saiba ouvir o seu cliente
Muitos negociadores falam mais do que escutam, e isso é um grande erro. Sem ouvir, você não será capaz de distinguir as prioridades do seu cliente, e pode não conseguir resolver o problema dele.
Um dos principais pontos da negociação é deixar seu cliente satisfeito, a pós-venda é tão importante quanto a venda. Não esqueça que, além de fechar aquela negociação, você deve batalhar para manter o cliente fiel a sua empresa e a seus produtos. Nessa etapa, o lucro não é tão importante quanto a felicidade do consumidor. Há a possibilidade de realizar mais vendas posteriormente, além de ser bem recomendado para outros possíveis clientes.
Não desista
Não desista no primeiro “não”, pois é aí que a negociação começa! Encare esse momento como o ideal para iniciar a argumentação da negociação. Negociar é conceder até chegar em um acordo vantajoso para ambos os lados.
Se o interesse do seu cliente não estiver alinhado com o seu, é sua missão fornecer informações suficientes e argumentar até que o negócio fique atrativo. Ser persuasivo, ou seja, ter o poder de convencimento, é uma das principais características de um bom negociador.