Já pensou em trabalhar na área de saúde, cuidando das pessoas e ajudando os pacientes? Pois é a hora de conhecer tudo sobre Fisioterapia. Essa é uma área cheia de possibilidades e que busca a reabilitação ou a prevenção de problemas no organismo. Ao se tornar um fisioterapeuta, você deverá usar técnicas e tratamentos para garantir o movimento e as funções do corpo humano nos seus pacientes.
Inclusive, essa é uma profissão muito promissora para o futuro e que pode trazer bastante satisfação pessoal e profissional na sua vida. Então, nada melhor que se preparar para o vestibular, né?
A seguir, conheça tudo sobre Fisioterapia e veja como fazer a escolha certa para a sua carreira!
Como é o curso de Fisioterapia?
A graduação de Fisioterapia permite que você cuide de pacientes de todas as idades em diferentes condições. É possível tratar pessoas com problemas congênitos, com alguma situação de saúde ou mesmo que se recuperam de um acidente. Para saber como é essa formação, conheça todos os detalhes do curso!
Duração
O curso tem uma duração média de 10 semestres ou 5 anos. O último ano é dedicado ao estágio supervisionado, ao trabalho de conclusão de curso e a matérias eletivas e tópicos especiais. Assim, você tem uma formação completa e sai sabendo tudo sobre Fisioterapia!
Principais matérias
E, por falar nas disciplinas, essa área da Saúde envolve tanto matérias técnicas, como as ligadas ao atendimento. Algumas são divididas ao longo dos semestres e muitas são relacionadas, o que garante um entendimento multidisciplinar. Veja quais são as opções que se destacam:
- Citologia, Histologia e Embriologia;
- Neuroanatomia;
- Fisiologia Humana;
- Anatomia Funcional;
- Avaliação Clínica em Fisioterapia;
- Cinesiologia e Biomecânica;
- Eletroterapia, Fototerapia e Termoterapia;
- Fisioterapia Respiratória;
- Psicomotricidade;
- Fisioterapia Neurofuncional;
- Saúde Coletiva Aplicada;
- Fisioterapia Aquática;
- Saúde do Trabalhador e Ambiental;
- Fisioterapia Intensiva;
- Fisioterapia Aplicada às Terapias Complementares;
- Gestão e Planejamento em Fisioterapia;
e mais.
Registro profissional
Para atuar na área de maneira legal, o diploma é indispensável. Depois de se formar na graduação, você deverá obter seu registro no Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO). Com a carteirinha em mãos, já poderá atender aos primeiros pacientes.
Quais são os caminhos que você pode seguir?
Já que essa área é tão ampla, não faltam oportunidades para a sua atuação profissional. É possível aliar seus interesses à carreira e, assim, conseguir o sucesso. Venha descobrir quais são algumas das áreas em alta!
Fisioterapeuta do trabalho
O cuidado com a saúde do trabalhador é, cada vez mais, uma prioridade para as empresas. Como muitas profissões podem prejudicar certas funções corporais, você tem a chance de ser fisioterapeuta do trabalho. Nessa função, cuidará dos colaboradores e garantirá que eles possam se recuperar ou evitar doenças.
Fisioterapeuta da saúde da mulher
Assim como vários músculos do corpo, o assoalho pélvico também precisa ser trabalhado corretamente. A fisioterapia da saúde da mulher é voltada para essa área e ajuda a evitar incontinência urinária e outros problemas. Ela é aplicável tanto a mulheres na menopausa, idosas ou grávidas.
Fisioterapeuta dermatofuncional
Com o crescimento do mercado de estética, você ainda pode atuar como fisioterapeuta dermatofuncional. O foco é realizar tratamentos e executar técnicas para lidar com flacidez, estrias, cicatrizes e outras condições do tipo.
Fisioterapia esportiva
Outra possibilidade de trabalho na área é a fisioterapia esportiva. Nessa função, você vai cuidar de atletas e profissionais que tenham se lesionado ou mesmo os que buscam máximo desempenho.
Quais habilidades ajudarão a sua formação?
Além dos conhecimentos técnicos, é fundamental ter algumas habilidades para ser um bom fisioterapeuta. Se desenvolver essas capacidades ao longo da faculdade, notará como elas vão ajudar o seu cotidiano. Confira quais são os pontos principais!
Empatia
Ser empático é indispensável para se tornar um bom fisioterapeuta. Você cuidará de pessoas que, geralmente, estão fragilizadas ou em recuperação. Por isso, é preciso ter esse cuidado com o outro para ser um profissional de sucesso.
Trabalho em equipe
Na maioria dos casos, você não trabalhará sozinho. É comum ter contato com vários profissionais, como médicos, enfermeiros e outros terapeutas. Por isso, é preciso saber trabalhar em equipe — e, acredite, essa qualidade também será importante na faculdade.
Comunicação
Saber se comunicar é indispensável para cuidar dos pacientes, falar com outros profissionais e até fazer contatos. Na faculdade, é algo que permite que você se destaque e até crie bons relacionamentos com alunos e professores. Vale caprichar!
Tomada de decisão
Você poderá ficar responsável por decidir como cada paciente deve ser tratado. Isso exige a capacidade de analisar diagnósticos, sintomas e condições e escolher a melhor alternativa. Também terá que avaliar os resultados e tomar decisões sobre mudanças no tratamento para melhorar a resposta.
Como ter sucesso após saber tudo sobre Fisioterapia?
Ter bons resultados na carreira e mesmo na faculdade de Fisioterapia não é tão difícil e exige apenas a sua dedicação. Com as dicas certas, será ainda mais fácil se destacar e alcançar seus objetivos. Na sequência, saiba como isso é possível!
Aproveite e se dê bem na faculdade
Ter sucesso na faculdade é essencial para saber tudo sobre Fisioterapia e começar uma carreira de destaque. Aproveite essa chance para fazer contatos profissionais, faça estágios e projetos e converse com os professores. Encare esse período como uma oportunidade de crescer e de aprender.
Tenha uma visão empreendedora
Após se formar na área, vale a pena ter uma visão independente e empreendedora da sua profissão. Em vez de depender de vagas e empresas, considere atuar como um profissional liberal. Você pode pensar em abrir o próprio consultório e, assim, ter muito mais liberdade de atuação.
Nunca pare de aprender
Um bom fisioterapeuta está sempre de olho no mercado, nas novidades e nos novos tratamentos. Por isso, é essencial que permaneça em contínuo aprendizado. Além de especializações, busque as novidades sobre a área para se manter sempre por dentro — e, assim, conquistar o sucesso.
Saber tudo sobre Fisioterapia é o primeiro passo para uma carreira bem-sucedida. Com esses conhecimentos e após a escolha de uma boa faculdade, você terá todas as ferramentas para ajudar as pessoas a terem mais qualidade de vida!
Se quiser conhecer melhor essa graduação, saiba ainda mais sobre o curso de Fisioterapia!