Quando falamos em internet lembramos logo das redes sociais, vídeos do YouTube ou jogos online. Se divertir usando meios digitais é legal, mas é super importante também ganhar aprendizados duradouros nesses espaços. Você também pode usar a internet a favor dos seus estudos, por exemplo.

Sabendo aproveitar os vários recursos oferecidos pela internet, você pode fazer da rede sua grande aliada na hora de estudar. Sem contar que um dos maiores benefícios dessa prática é a otimização do tempo. Buscar de forma objetiva aquilo que você precisa pode intensificar sua produtividade e até oferecer mais tempo livre. Demais, não é?

Então, para não perder nenhuma oportunidade, fique de olho nas dicas a seguir!

e-book 10 técnicas estudo melhorar o aprendizado

1. Canais no YouTube para aprender e debater

Os vídeos facilitam — e muito! — o aprendizado. Esqueça a falta de concentração com textos longos ou conceitos que parecem mega complicados. Assistir tudo em vídeo pode se tornar uma experiência tão produtiva quanto uma aula particular.

Então, que tal deixar o entretenimento um pouco de lado e descobrir quais são os melhores canais no YouTube para você estudar todo tipo de matéria?

Encontre os canais de interesse

Há canais para todos os gostos, gêneros e necessidades. Se ainda estiver no ensino médio, encontrará vídeos sobre várias disciplinas. Veja:

●     OMatematico.com;

●     Ferretto Matemática;

●     Canal Física;

●     Física Total;

●     Química Simples;

●     Ciência em Ação;

●     Professor Noslen (Língua Portuguesa);

●     Canal Nostalgia (História);

●     Se Liga Nessa História;

●     JeanGrafia (Geografia);

●     Aula De (Diversos temas).

Se gostou de algum específico, favorite a página para não perdê-la!

Aproveite para tirar dúvidas e debater temas

O YouTube também tem uma funcionalidade muito legal que você com certeza conhece: a caixa de comentários. Esse é um ótimo espaço para tirar dúvidas sobre algo que foi dito na aula, trocar ideias com outros estudantes ou até mesmo pedir orientação sobre o tema.

Além da chance do próprio dono do canal te responder, a interação com outras pessoas pode ser muito rica para seu aprendizado.

usar a internet a favor dos estudos

2. Perfis no Instagram para estudar em qualquer situação

O Instagram é uma rede social para fotos e vídeos. Os recursos são excelentes para guardar lembranças, se divertir com os amigos nos stories e interagir com outras pessoas. Mas sabia que lá também dá para estudar?

Os perfis voltados para o aprendizado trazem dicas e fatos em diversas temáticas. Além de ser ótimo para ficar por dentro das atualidades, é um jeito de treinar o conhecimento de forma simples e objetiva!

Siga e interaja com os perfis certos

Você já percebeu que a linha do tempo no Instagram não se organiza mais baseada em quem postou por último? Isso porque as publicações que surgem primeiro no seu feed são dos perfis que você interage com maior frequência. Quanto mais você curte e comenta essas postagens, mais o robô do Instagram reconhece que você gosta desse tipo de conteúdo.

O @vaicairnoenem traz um apanhado de resumos importantes e testes para treinar sua redação, por exemplo. Já o @coisasdenem apresenta questões de várias matérias e frases motivacionais.

No perfil da plataforma @stoodibr você confere tópicos da atualidade e ainda fica por dentro dos memes — afinal, ninguém é de ferro, né? Para arrasar na segunda língua, o @aprenderingles traz regrinhas importantes, enquanto o @aprendendoespanhol321 promete acabar com o “portunhol”!

Atenção aos maus hábitos

Na hora de usar o Instagram para estudar tome cuidado para não se distrair mais do que deveria. A intenção é ótima, mas sem disciplina talvez você termine assistindo aos stories dos seus amigos ou curtindo a foto daquela celebridade.

Para não correr o risco de perder o tempo de estudo, deixe para explorar essa rede quando estiver no caminho de volta para casa ou em algum intervalo. Se quiser, também pode usar na pausa entre uma disciplina e outra — mas fique de olho para não gastar mais tempo que o necessário.

3. Apps de estudo que vão com você para qualquer lugar

Como vimos no tópico anterior, utilizar a internet para estudar não depende apenas do computador. Com o celular sempre perto dá para recorrer também aos aplicativos. Fica ainda mais fácil garantir que o conhecimento esteja na palma da mão!

O truque é selecionar o seu “kit de ferramentas” adequado. Assim, poderá estudar quando e onde quiser sobre qualquer assunto.

Redação

Já que a redação tem tanto peso para a aprovação do Enem, nada melhor que usar os apps para te ajudar com a sonhada nota 1000. Além de ficar por dentro dos temas, você ainda pode praticar e até mesmo ser avaliado! Veja algumas opções:

●     Redação Nota 1000 (Android e iOS);

●     Manual para Redação: Gêneros Textuais (Android);

●     Redação Enem Nota 1000 (Android e iOS).

Questões do Enem

Fazer exercícios é fundamental para fixar a matéria. Qual o melhor jeito de “mandar bem” na prova do que resolver questões do Enem? A boa notícia é que você não precisa mais imprimir centenas e centenas de folhas. Em vez disso, pode usar os seguintes aplicativos:

●     Simulado Já Enem (Android);

●     G1 Enem (Android e iOS);

●     Geekie Games — Enem e vestibular (Android).

usar a internet a favor dos estudos

Disciplinas

Se você quiser aprender sobre outras matérias, também existem bons aplicativos para usar. Tudo depende do seu interesse, então vale a pena dar uma boa procurada, certo? Dê só uma olhada nessa listinha de destaque:

●     Matemática — ENEM e Concursos (Android);

●     Química Completa (Android);

●     Exatas (Android);

●     RevisApp (Android).

4. Extensões para melhorar o gerenciamento de tempo

Estudando pelo computador parece que o mouse cria vida própria e clica nas abas do WhatsApp, Facebook ou daquele game online. A boa notícia é que existem algumas extensões que te ajudam a gerenciar seu tempo.

Extensões são como aplicativos, porém funcionam no navegador que você usa, como o Google Chrome ou Mozilla Firefox. Há milhares delas, então a sua produtividade vai ficar lá no alto. Quer ver alguns exemplos?

Guarde para ler depois

Sabe aquele teste que parece irresistível do Buzzfeed e que você não quer perder? Em vez de parar de estudar para responder, que tal deixar para depois? O Pocket é uma extensão para armazenar links e ver depois. Como tudo fica salvo, não precisa se distrair, nem deixar de ver mais tarde o que interessa.

Monitore o tempo gasto em cada site

Sabia que entender o tempo gasto em cada página pode ajudar a melhorar seus hábitos? O melhor jeito de fazer isso é pelo RescueTime. Você saberá, exatamente, quantos minutos e segundos gastou, diariamente, em cada site. Como eles podem ser classificados entre ”produtivos” e “não produtivos”, fica fácil entender onde você é mais produtivo e onde você acaba perdendo tempo.

Controle o tempo da sessão de estudos

E já que acompanhar o tempo é importante, nada melhor do que saber quanto demora para resolver uma questão ou terminar um simulado. Para isso, o Toggl é imbatível! Depois de apertar o botão, ele registra o período gasto para cada atividade.

Bloqueie as redes sociais

Para fugir da tentação de vez, você pode bloquear totalmente o acesso às redes sociais e sites de distração durante o estudo. Que tal tornar tudo um jogo? Com o Forest, você pode plantar árvores virtuais enquanto bloqueia certos sites. Se conseguir ficar longe das páginas que você limitou o acesso, conseguirá juntar moedas e até financiar um reflorestamento de verdade.

quiz que tipo de estudante é você?

5. Google Drive para deixar tudo organizado

Sabe quando você esquece em casa aquele caderno com as anotações da aula? A partir de hoje isso não será mais um motivo para não estudar! O armazenamento em nuvem será sua grande aliada, já que ela mantém as informações sempre disponíveis em um espaço virtual com acesso gratuito.

O Google Drive permite que você monte apresentações de slides, guarde PDFs, arquivos de texto, fotos, planilhas e muito mais. Basta acessar do computador ou celular e baixar todos esses dados. Sem pesos e sem esquecimentos, tudo estará sempre por perto!

Usar a internet a favor dos estudos é possível sim! Quem diria, né? Com todas essas dicas, dá para ficar conectado e aprender cada vez mais!

Para manter a organização e ajudar ainda mais no aprendizado, faça o download gratuito do nosso plano de estudos!

 

Relacionado Posts

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.