Tenha uma experiência diferente com os conteúdos da Unileão. Experimente a versão narrada do nosso conteúdo. Basta dar um play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!
De agora em diante, a sua vida digital não pode ficar mais limitada às redes sociais. Vamos mostrar a você como a internet é capaz de dar um gás nos seus estudos.
Afinal, o que não falta são ferramentas online que ajudam na hora de estudar em casa.
Será que você sabe quais são elas? Confira a seguir:
- quais são os melhores recursos disponíveis para os estudantes;
- e dicas para usar a internet nos estudos e se dar bem.
Vamos lá!
Ferramentas que devem fazer parte da sua vida digital
YouTube
O YouTube é uma plataforma que você com certeza já usou para assistir lives, videoclipes, blogueiros, tutoriais, entre tantas outras coisas.
Mas sabia que ela também está cheia de conteúdo educativo?
Se você fizer uma busca, vai encontrar vários canais no YouTube que explicam assuntos de todas as disciplinas, dão dicas de redação e vestibular, discutem atualidades etc.
É possível assistir desde videoaulas completas, sobre os temas mais complexos, até vídeos curtos, com dicas rápidas que ajudam no dia a dia dos estudantes.
Wikipédia
A Wikipédia nada mais é do que uma enciclopédia online onde você encontra informações sobre diversos assuntos.
Por ser fácil achar as informações nos artigos do site, a ferramenta é bastante usada por estudantes. Sempre que for fazer uma pesquisa, vale a pena começar a se familiarizar com o assunto nos artigos da Wikipédia.
Mas fique ligado: é preciso tomar cuidado, pois qualquer pessoa pode editar os artigos na plataforma. Sendo assim, sempre confira as referências listadas e pesquise em outras fontes.
Google Acadêmico
Na hora de fazer um trabalho mais aprofundado, o Google Acadêmico se torna um dos melhores parceiros.
Com essa ferramenta, em vez de resultados de qualquer site aleatório, a sua pesquisa mostra apenas artigos científicos, livros, dissertações, teses e pesquisas acadêmicas.
Nos cursos de graduação, os trabalhos devem ser escritos com base em referências sérias. Por isso, o Google Acadêmico é muito usado pelos estudantes que estão na faculdade.
Chamadas de vídeo
Não é só na vida profissional que as chamadas de vídeo são úteis. Os estudantes também podem tirar muito proveito delas.
E não apenas para fazer aulas virtuais.
Você pode, por exemplo, montar um grupo de estudos com os colegas e fazer encontros online. É uma forma de um ajudar o outro de onde estiverem.
Ainda, caso esteja estudando outro idioma, marcar bate-papos semanais com amigos que estão aprendendo a mesma língua é uma ótima maneira de praticar.
Aplicativos de celular
Os aplicativos são outros recursos que dão uma força na sua rotina de estudos. E não faltam opções.
Você encontra apps para organizar as tarefas e materiais, estudar idiomas, praticar exercícios de diversas matérias, manter o foco, bloquear redes sociais, entre outros.
Seja qual for a utilidade, a ideia é facilitar a sua vida.
Grupos de discussão
Apesar de até existir aplicativo para afastar os estudantes das redes sociais, elas são bem-vindas em algumas situações.
Se usadas com responsabilidade, podem até aumentar a produtividade nos estudos.
Os grupos de Facebook, por exemplo, funcionam como ótimos espaços para compartilhamento de materiais e fórum de discussão. Assim, facilita o diálogo entre os estudantes de um mesmo curso, sala ou matéria.
Podcasts
Muitas pessoas começaram a pegar gosto pelos podcasts de uns tempos para cá. Fique sabendo que eles também podem ajudar você a otimizar os estudos.
Sobretudo para quem tem uma rotina corrida, os podcasts são grandes parceiros. Afinal, dá para ouvir episódios enquanto estamos fazendo as tarefas de casa ou praticando exercícios, por exemplo.
Você encontra podcasts para Enem, para estudar inglês, sobre temas de vestibular, temas polêmicos da atualidade etc.
5 dicas de como usar a internet para se dar bem nos estudos
1. Organize os estudos
Você sabe aproveitar bem o tempo disponível para estudar? Ser produtivo faz toda a diferença.
Quem fica procrastinando ou não consegue se focar numa tarefa corre o risco de não conseguir se preparar para uma prova, terminar os exercícios, entregar um trabalho. Ou seja, acaba só se prejudicando.
Por isso, é importante organizar os estudos.
Use e abuse dos aplicativos de organização de tarefas. Com a ajuda deles, você pode listar tudo o que tem para fazer.
2. Leia bastante
Quando estiver on-line, aproveite para ler sobre os temas que você está estudando. Se não conseguiu entender um assunto na aula, por exemplo, pesquise sobre ele na internet.
Além disso, se vai prestar vestibular ou o Enem, não deixe de acompanhar as principais notícias do país e do mundo. Isso porque temas da atualidade costumam ser cobrados nas provas.
3. Cuidado com as fontes
Uma dica valiosa para a sua vida digital é: tenha muito cuidado ao escolher suas fontes de informação.
O que não falta na internet são notícias falsas. Portanto, só consuma conteúdo de sites confiáveis.
Na hora de ler notícias, por exemplo, dê preferência aos jornais e portais conhecidos. E desconfie de blogs dos quais você nunca ouviu falar.
4. Aproveite melhor o tempo
O mais legal das ferramentas online é que elas oferecem outros jeitos de estudar. Em vários casos, eles são mais descontraídos.
Em dias que você estiver se sentindo muito cansado para ler, assistir a um vídeo ou ouvir um podcast pode ser uma ótima alternativa.
Além disso, eles permitem que você estude até mesmo enquanto o arruma o quarto.
5. Treine para as provas
Se quiser praticar ou conferir se entendeu a matéria de verdade, busque exercícios para fazer na internet.
Desse jeito, você consegue ficar mais confiante para o dia da prova, além de ser uma maneira de reforçar o que aprendeu.
Para quem vai prestar vestibular, uma sugestão é procurar simulados e modelos de provas anteriores, inclusive de redação.
Revolucione a sua vida digital
Está esperando o que para colocar as dicas em prática? Aproveite todas as ferramentas disponíveis e se torne mais produtivo nos estudos.
Você vai ver como a sua vida digital pode colaborar para o seu desenvolvimento!
Anda difícil dar conta da rotina de estudo e trabalho em casa? Então confira o passo a passo para render no home office!