Professor da Leão fala sobre o Dia de Combate ao AVC

Edige Felipe, professor dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia, também cursa Doutorado em Epidemiologia na USP, vem desenvolvendo trabalho científico sobre Acidente Vascular Cerebral com alunos da Leão Sampaio. O grupo de iniciação científica, chamado de “Epidemiologia do Acidente Vascular Cerebral em Adultos Jovens” vem […]

29/10/2015 00:00 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Edige Felipe, professor dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia, também cursa Doutorado em Epidemiologia na USP, vem desenvolvendo trabalho científico sobre Acidente Vascular Cerebral com alunos da Leão Sampaio. O grupo de iniciação científica, chamado de “Epidemiologia do Acidente Vascular Cerebral em Adultos Jovens” vem realizando pesquisas em âmbito internacional. Recentemente o grupo publicou importante trabalho intitulado de "Perfil epidemiológico do Acidente Vascular Cerebral em adultos jovens residentes no sertão nordestino". Esse artigo foi publicado na revista internacional Wulfenia (fator de impacto: 1,3 – B2 na área de Medicina I).

"É importante destacar que a escrita científica deve fazer parte da formação dos alunos e o Programa de Iniciação Científica da Faculdade Leão Sampaio viabiliza esse processo. Assim, os alunos reforçam a prática clínica baseada em evidências e contribuem para o desenvolvimento científico do país. A publicação também é importante para preparar o aluno para ingressar no mestrado ou doutorado", enfatiza o professor Edige Felipe.

A doença é uma das causas mais comuns de morte em adultos jovens, segundo o docente. "O AVC é a causa de morte e incapacidade em adultos jovens e o seu reconhecimento precoce mais comum nessa fase aumenta a chance de sobrevida e recuperação das pessoas acometidas. Devemos nos esforçar para levar esse conhecimento para todos, uma vez que o estudo sobre Epidemiologia do AVC melhora o reconhecimento precoce, diagnóstico, tratamento e contribui com a prevenção da doença", conclui.

Hoje, dia 29 de outubro, representa o Dia Mundial de Combate ao AVC. Todos juntos podem aderir à campanha nacional contra o AVC: Eu me importo!