(88)99216-3040

O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) está há quase 23 anos inserido na Região do Cariri cearense, mais especificamente no município de Juazeiro do Norte. A instituição particular de Ensino Superior é mantida pelo Instituto Leão Sampaio de Ensino Universitário S/S Ltda. e avaliada pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) com a nota máxima em Conceito Institucional. Nota 5!

A Unileão está entre os melhores centros universitários do Ceará e do país, segundo o ranking de 2022 do Índice Geral de Cursos (IGC), onde registra avaliações do MEC bem acima da média nacional em todos os seus 11 cursos de graduação, oferecendo ensino de qualidade para os estudantes do interior de cinco estados do NE (CE, PI, RN, PB, PE), profissionais qualificados para o mercado de trabalho e empreendedores que desenvolvem não apenas a região em que a instituição se insere, mas todo o país. O Centro Universitário também oferece mais de 30 cursos de pós-graduação lato sensu e um mestrado.

Confira um pouco do que construímos no decorrer desses anos:

 

2001

Campus Crajubar (2001)

A Faculdade Leão Sampaio, hoje Centro Universitário Dr. Leão Sampaio – UNILEÃO, foi inaugurada em 2001 com o objetivo de promover educação superior de qualidade e contribuir com o desenvolvimento da região.

O primeiro campus da Instituição foi o Crajubar, com os cursos de Administração e Ciências Contábeis.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

2005

Primeira Colação de Grau (2005)

Em 2005 aconteceu a primeira colação de grau da Faculdade Leão Sampaio. Os primeiros profissionais formados pela Instituição começaram a fazer parte do mercado de trabalho e contribuir com o crescimento da região do Cariri.

2005

Campus Saúde (2005)

Em 2005 é inaugurado o Campus Saúde, com a proposta de trazer para a região cursos na área da saúde.

Os primeiros cursos dessa unidade foram Educação Física e Fisioterapia.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

2009

Campus Lagoa Seca (2009)

2009 dá início a uma nova fase para a Faculdade Leão Sampaio.

Com o objetivo de unificar os cursos e integrar mais conhecimento, é fundado o Campus Lagoa Seca, a sede própria da Instituição, pensada e planejada para o futuro.

Aqui iniciam as primeiras ações relacionadas a sustentabilidade, como coleta seletiva de resíduos e tratamento de água.

2012

Clínica-Escola (2012)

A Clínica-Escola é inaugurada em 2012, proporcionando aos acadêmicos um ambiente de estágio prático e atendendo a comunidade gratuitamente.

Esse equipamento realiza mais de 50.000 atendimentos anuais.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

2016

Unileão se torna Centro Universitário (2016)

Em 2016 a Faculdade Leão Sampaio se torna o primeiro Centro Universitário do interior cearense. Como Centro Universitário Dr. Leão Sampaio, a Instituição segue fortalecendo a educação e formando profissionais capazes de contribuir para o desenvolvimento do país.

Com grande padrão de qualidade, agora a Unileão tem autonomia universitária.

2016

Implantação do parque de energia solar (2016)

Em 2016 a Unileão inicia a produção de energia limpa e renovável, ampliando o projeto de desenvolvimento sustentável.

A primeira etapa do projeto instalou 816 painéis solares que representam 220KW de potência energética.

Isso significa que a energia limpa gerada deixa de depositar no meio ambiente 13 toneladas/mês de resíduos prejudiciais.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

2016

Núcleo de Prática Jurídica (2016)

O Núcleo de Prática Jurídica da Unileão é inaugurado em 2016 trazendo atendimento jurídico e psicossocial gratuito à população da Comarca de Juazeiro do Norte.

Esse equipamento proporciona formação prática de estágio para os estudantes da área.

2016

2ª Unidade do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Juazeiro do Norte / CE (2016)

Em 2016 se instalou a 2ª Unidade do Juizado Especial Cível e Criminal de Juazeiro do Norte/CE.

O Juizado surgiu para atender com celeridade as causas judiciais de menor complexidade, posteriormente sediando Vara da Infância e Juventude da cidade, sendo mais um campo de estágio para os estudantes da área.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

2019

Inauguração do Complexo Esportivo da Unileão (2019)

O Complexo Esportivo da Unileão é um espaço moderno para o desenvolvimento de práticas esportivas, trazendo saúde e bem-estar para a população. Ele conta com uma piscina semiolímpica, quadra poliesportiva, quadras de areia, campo de futebol society, pista de cooper e a Academia-Escola. É o equipamento de formação prática de estágio dos cursos de Educação Física.

2019

Unileão se torna autossuficiente em energia (2019)

Em 2019 o Campus Lagoa Seca atingiu a autossuficiência energética. A Instituição gera energia limpa e renovável. Além do sistema fixo, também foi implantado o sistema Autoterm, que se movimenta de acordo com a direção do sol e aproveita mais luz.

Hoje a Unileão é a Instituição de Ensino do interior cearense que mais investe em sustentabilidade!

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

2019

INEP coloca a Unileão entre os três melhores centros universitários do ceará (2019)

A Unileão está entre os 25 melhores centros universitários do país e é o 3º melhor do Ceará, segundo o ranking de 2017 do Índice Geral de Cursos (IGC), principal indicador de qualidade do ensino superior brasileiro.

A relação foi divulgada no ano de 2019 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao MEC.

2019

Unileão é destaque no X Prémio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza (2019)

A Unileão foi um dos destaques do X Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza, recebendo a premiação na categoria “Melhor Exemplo em Energia Solar”.

O projeto premiado da Unileão tem como foco a geração de energia solar por meio de quase 3 mil placas solares, responsáveis por gerar e conduzir energia elétrica a partir da incidência de luz solar.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

2020

Inauguração do Hospital Veterinário e da Fazenda-Escola (2020)

Em 2020, a Unileão inaugurou o Hospital Veterinário e a Fazendo-Escola do curso de Medicina Veterinária, equipamentos pioneiros na região do Cariri e que foram construídos para o reforço na aprendizagem dos alunos da graduação e para a oferta de serviços de qualidade com valores subsidiados pela Instituição.

2022

Unileão é recredenciada com nota máxima (2022)

Tendo a educação como guia de todas as suas ações, essa conquista reafirma o compromisso da Instituição. “Nós já éramos credenciados Centro Universitário com nota máxima. Agora, com esse recredenciamento, provamos que estamos no caminho certo, investindo em infraestrutura, na capacitação e valorização dos nossos corpos docente e técnico-administrativo e nos serviços prestados para a população. Meus parabéns a todos que fazem parte dessa conquista!”, afirma o prof. Jaime Romero, reitor da Unileão.