(88)99216-3040

Ações do Programa Institucional do curso de Enfermagem

Com o intuito de promover a saúde na comunidade, a UNILEÃO realizou no dia 18 de outubro de 2016, ações em bairros de Juazeiro do Norte-CE. Tais ações fazem parte do Programa Institucional do Curso de Enfermagem, que colocou em prática ações do projeto: Vivenciando […]

09/11/2016 00:00 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Com o intuito de promover a saúde na comunidade, a UNILEÃO realizou no dia 18 de outubro de 2016, ações em bairros de Juazeiro do Norte-CE. Tais ações fazem parte do Programa Institucional do Curso de Enfermagem, que colocou em prática ações do projeto: Vivenciando a Promoção de Saúde da Família. Este projeto foi desenvolvido por docentes e discentes do curso de enfermagem, onde foram abordados temas como: Mulheres em foco: prevenindo o câncer da mama e do colo de útero; Promovendo a saúde na comunidade; Ações de saúde voltadas aos portadores de diabetes; Orientações e cuidados com pacientes portadores de doenças crônicas; Importância da higiene para a saúde e prevenção do câncer de colo do útero e de Doenças Sexualmente Transmissíveis na gestação.

As ações foram desenvolvidas em escolas, albergues e praças dos bairros: Romeirão, Salesianos, João Cabral, Tiradentes, Pio XII e Triângulo. O público-alvo variou conforme a ação executada, abrangendo desde crianças até a terceira idade. Para abordar tamanha diversidade de faixa etária e temas voltados à promoção da saúde, os discentes utilizaram as mais diversas técnicas de apresentação entre as quais: dramatização; Teatro de fantoches; Dinâmicas em grupo; Apresentação de vídeos e roda de conversa. Outras ações também foram desempenhadas, sendo: aferição de pressão arterial, verificação da glicemia capilar, aferição de peso e estatura para identificar o índice de massa corporal, técnica do auto exame das mamas e técnica de alongamento corporal.

Buscou-se com as ações promover informações necessárias sobre os temas apresentados no intuito de sensibilizar o público-alvo quanto a importância da realização de exames preventivos, assim como rastreamento de doenças crônicas, esclarecimento quanto à hábitos saudáveis de vida enfatizando a importância do tratamento medicamentoso e não medicamentoso e as medidas de higiene em geral.


COMPARTILHE: