Prédio da Unileão irá sediar a Vara da Infância e Juventude de Juazeiro do Norte

Inauguração do equipamento ocorrerá na próxima sexta-feira (25). Na próxima sexta-feira (25), às 11h, será inaugurada a Vara da Infância e Juventude de Juazeiro do Norte. O equipamento funcionará no prédio da 2ª Unidade do Juizado Especial Cível e Criminal, espaço cedido por meio de […]

23/01/2019 00:00 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Inauguração do equipamento ocorrerá na próxima sexta-feira (25).

Na próxima sexta-feira (25), às 11h, será inaugurada a Vara da Infância e Juventude de Juazeiro do Norte. O equipamento funcionará no prédio da 2ª Unidade do Juizado Especial Cível e Criminal, espaço cedido por meio de convênio entre a Unileão e o Poder Judiciário. O local fica situado na Avenida Maria Letícia Leite Pereira, vizinho ao campus Lagoa Seca.

O promotor de Justiça da Infância e Juventude de Juazeiro do Norte, Flávio Corte Pinheiro de Sousa, ressaltou a importância do convênio firmado pela Unileão. “A parceria entre a Unileão, o Poder Judiciário e o Ministério Público é fundamental para que a gente possa promover justiça para os cidadãos da comarca de Juazeiro do Norte. Nós temos muitas expectativas e estamos otimistas com a inauguração dessa Vara no dia 25”, disse.

O promotor explicou que uma determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) exige a atuação de uma vara específica para atuação nos processos da Infância e Juventude em cidades com mais de 100 mil habitantes.

“A cidade não tinha esse equipamento, funcionava dentro de uma vara cível. Por mais esforço e dedicação que sejam feitos pelos servidores, juízes e promotores, acaba sendo uma demanda de trabalho muito grande que não consegue ser canalizada no tempo devido ou gera atrasos em outros processos”, observou, acrescentando que a criação de uma unidade específica proporcionará mais praticidade no tempo de tramitação dos processos envolvendo causas de crianças e adolescentes.

Para o juiz titular da Vara de Infância e Juventude, Péricles Victor Galvão de Oliveira, além da celeridade processual, o equipamento irá trazer benefícios para os alunos de vários cursos do Centro Universitário, que ganharão um novo espaço de prática. Mas, segundo o magistrado, a comunidade será a principal beneficiada, tanto pelo trabalho da Justiça quanto pela atuação dos discentes da Unileão.

“A comunidade é a grande beneficiária com tudo isso. O Centro Universitário, a partir desse convênio, está cumprindo o seu papel de ser uma instituição que tenha relevância dentro do meio social no qual ela está inserida”, frisou.

O coordenador adjunto do curso de Direito, prof. Christiano Siebra, reforçou o crescimento do campo de prática dos alunos da graduação jurídica da Unileão. “A Vara da Infância e Juventude proporcionará uma integração entre a teoria e a prática jurídica, facilitando o processo de ensino-aprendizagem”, destacou.

Segundo o professor Christiano Siebra, além do equipamento, também foram instalados a Sala de Apoio à Adoção e o Núcleo de Atendimento Multidisciplinar, que contará com a integração dos cursos de Psicologia e Serviço Social.

Inauguração da Vara da Infância e Juventude de Juazeiro do Norte

Data: 25 de janeiro