Egresso da Unileão tem trabalho publicado em revista britânica

Trabalho foi escolhido como capa da edição da revista.   Fernando Pedro de Souza Neto, aluno egresso da Unileão, teve trabalho publicado na revista britânica Clinical Science, conhecida internacionalmente pela publicação de artigos científicos que tratam de novas perspectivas clínicas, visando avanços na saúde humana. […]

20/02/2019 00:00 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Trabalho foi escolhido como capa da edição da revista.

O trabalho

Intitulado “Alamandine attenuates arterial remodelling induced by transverse aortic constriction in mice”, o trabalho é fruto do projeto de pesquisa do egresso e demonstra, pela primeira vez, os efeitos antifibróticos e antiinflamatórios da alamandina no remodelamento vascular induzido pela sobrecarga pressórica em camundongos submetidos a uma cirurgia de estenose aórtica.

A alamandina

A alamandina é um peptídeo descoberto pelo grupo de pesquisa INCT Nanobiofar (UFMG) em 2013, incluído desde então na família dos novos componentes do sistema renina-angiotensina, que é um importante sistema endócrino regulador das funções cardiovasculares.

Da Unileão para o mundo

Fernando Pedro foi aluno do curso de Fisioterapia na turma de 2012 e atualmente é doutorando pelo programa de Pós-Graduação em Fisiologia e Farmacologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também fez mestrado e agora desenvolve pesquisas na área de Fisiologia Cardiovascular com ênfase na identificação de alvos terapêuticos para as doenças cardiovasculares induzidas pela pressão arterial elevada.

Reconhecimento

O pesquisador recebeu com bastante entusiasmo a notícia. “É uma enorme alegria publicar um trabalho científico nesta revista, que tem impacto internacional considerável na divulgação de estudos que envolvem seres humanos e também modelos animais experimentais com possível aplicabilidade clínica”, afirmou.

Contribuição para a Saúde

A ideia do trabalho é que os resultados publicados abram perspectivas para o entendimento dos mecanismos fisiopatológicos das doenças aórticas relacionadas à hipertensão arterial e para o tratamento dessas patologias.

Ainda segundo Fernando, a publicação desse trabalho representa um passo importante na sua carreira profissional, dada a importância dos seus resultados para os fisiologistas cardiovasculares. A pesquisa também reflete os frutos de uma paixão pelo estudo experimental da fisiologia, que ele iniciou ainda no período de graduação em Fisioterapia, no campus da Unileão.