Unileão parabeniza bibliotecários por 12 de março

Profissão é essencial para a promoção da cultura no país. O Dia do Bibliotecário é comemorado em 12 de março e a Unileão parabeniza os bibliotecários da Instituição pela data. O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio reconhece a importância desses profissionais para o progresso cultural […]

11/03/2019 00:00 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Profissão é essencial para a promoção da cultura no país.

O Dia do Bibliotecário é comemorado em 12 de março e a Unileão parabeniza os bibliotecários da Instituição pela data. O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio reconhece a importância desses profissionais para o progresso cultural do país.

O bibliotecário é responsável por tornar acessíveis todas as informações desejadas pelos usuários das bibliotecas, estejam elas em meio físico ou digital, desenvolvendo o papel de mediador da informação. O profissional dessa área adota diferentes técnicas de organização, armazenamento e disseminação para o tratamento da informação.

Anizia Nogueira, coordenadora das bibliotecas da Unileão, considera que “todos esses processos contribuem para a democratização do acesso à informação, ressaltando assim a importância do papel do bibliotecário na sociedade”. O bibliotecário também contribui para que a biblioteca atinja seus objetivos de formar uma população de leitores.

“A biblioteca e nós bibliotecários temos a nobre tarefa de colaborar na construção de uma nova ordem mundial em que a educação seja de fato uma peça chave na construção de uma sociedade mais justa”, completa Anizia.

Bibliotecas Unileão

As bibliotecas da Unileão foram planejadas para atender à comunidade acadêmica, facilitando o acesso à pesquisa e estimulando seu desenvolvimento por meio dos diversos tipos de documentos convencionais e não convencionais. Elas são responsáveis por oferecer infraestrutura bibliográfica necessária às atividades de ensino, pesquisa e extensão, com um acervo que se expande rapidamente para atender às necessidades da Instituição, sendo de acesso livre aos alunos, professores e funcionários, além da comunidade em geral.

A Instituição dispõe de um dos maiores acervos do Nordeste. São quase 27 mil títulos e 90 mil exemplares, distribuídos nas unidades Crajubar, Saúde e Lagoa Seca.

Para dar suporte no desenvolvimento de todos os serviços oferecidos, a biblioteca conta com duas bibliotecárias e 35 auxiliares de biblioteca, subdivididos nos três campi.

Diferencial do campus Lagoa Seca

Na unidade Lagoa Seca, a Unileão disponibiliza 36 cabines individuais para leitura e estudo, duas salas com quatro mesas para realização de trabalhos em equipe e 33 terminais ligados à internet com acesso livre para a comunidade acadêmica.

Estrutura física

As instalações apresentam condições adequadas quanto à área física: os ambientes são climatizados, confortáveis e oferecem amplo salão de leitura com mesas de estudo em grupo, cabines para estudo individual e estações multimídia ligadas em rede com computadores para acesso gratuito à internet.

A estrutura conta com mobiliário moderno e em total acordo com os princípios recomendados para as bibliotecas universitárias. O acervo está acomodado em estantes de aço, devidamente distribuído por ordem de classificação. Os periódicos especializados dispõem de estantes expositoras para os títulos correntes.

Serviços disponibilizados:

• Empréstimo;
  • Devolução;
  • Renovação;
  • Comutação Bibliográfica;
  • Levantamento bibliográfico;
  • Exposição de novas aquisições;
  • Disseminação seletiva da informação;
  • Orientação para a elaboração de referências bibliográficas e para normalização de trabalhos acadêmicos;
  • Serviços de referência;
  • Elaboração de fichas catalográficas para as monografias, anais, dentre outros trabalhos acadêmicos;
  • Assistência na pesquisa;
  • Serviço de reserva;
  • Realização de visitas guiadas à biblioteca;
  • Acesso às bases de dados eletrônicas;

Origem da data comemorativa

A data é comemorada no dia 12 de março por esse ser o dia do nascimento de Manuel Bastos Tigre (1882 – 1957), que é considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil.

Depois de trabalhar durante muitos anos na Biblioteca Central da Universidade do Brasil, Bastos Tigre, que também era engenheiro, escritor, poeta, publicitário, além de bibliotecário, assumiu a direção da biblioteca, cujo cargo exerceu mesmo depois de aposentado.