TCC de Biomedicina é publicado em revista científica

Trabalho teve orientação da profa. Helenicy Nogueira. Helenicy Nogueira Holanda Veras, professora do curso de Biomedicina da Unileão, teve artigo publicado na Revista Biota Amazônia, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), que trata de temas sobre a Biologia Geral e suas subáreas. Com o título […]

13/03/2019 00:00 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Trabalho teve orientação da profa. Helenicy Nogueira.

Com o título “Estudo fitoquímico e potencial antibacteriano do látex de Himatanthus drasticus (Mart.) Plumel”, o artigo é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da egressa de Biomedicina Eloiza Maria do Nascimento.

Segundo a docente, “A ideia surgiu a partir do interesse da aluna em plantas medicinais. Ela procurou a minha orientação para seu TCC e sugeri testarmos o potencial antimicrobiano do látex de Himatanthus drasticus, conhecida popularmente como janaguba, bastante utilizada na região do Cariri cearense e empregada como fonte alternativa para o tratamento de várias doenças”, informou.

Na pesquisa, professora e aluna testaram a atividade moduladora de antibióticos com o látex in natura e o extrato do acetato de etila, que apresentaram sinergismo na atividade dos aminoglicosídeos (grupo de fármacos compostos de um grupo amino e um grupo glicosídeo) perante cepas – linhagem produzida em laboratório – de bactérias multirresistentes, as quais são causadoras de infecções graves como Escherichia coli, Staphylococcus aureus e Klebsiella pneumoniae. Os estudos foram desenvolvidos na Unileão, em parceria com a Universidade Regional do Cariri (URCA).

“Concluímos que os produtos naturais testados podem diminuir a resistência bacteriana de antibióticos aminoglicosídeos, podendo incentivar futuras pesquisas sobre os aspectos farmacológicos e contribuir para que sua utilização seja de maneira racional, atuando no combate à resistência bacteriana”, explicou a professora.