Unileão dá aula prática de Sustentabilidade

Alunos do IFCE e do curso de Administração da Unileão visitam o campus Lagoa Seca para aprender sobre o tema. O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) receberá, na próxima sexta-feira (22), a visita técnica de alunos do Ensino Médio do Instituto Federal do Ceará […]

18/03/2019 00:00 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) receberá, na próxima sexta-feira (22), a visita técnica de alunos do Ensino Médio do Instituto Federal do Ceará (IFCE) de Juazeiro do Norte – CE para uma aula prática sobre sustentabilidade. A atividade ocorrerá no campus Lagoa Seca e será ministrada pela coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade da Unileão, profa. Ana Isabel Calixto.

A ocasião será uma oportunidade dos estudantes conhecerem a Planta de Geração de Energia Fotovoltaica da Instituição; o Sistema de Reutilização da Água e, ainda, a coleta seletiva que é realizada no Centro Universitário. Esse tipo de evento extraclasse também acontece entre professores e estudantes do Ensino Superior.

Os alunos do curso de Administração da Unileão também deixaram o ambiente da sala de aula no último dia 13 de março e realizaram uma visita nas dependências do campus Lagoa Seca para uma aula sobre o tema. A visita foi orientada pela professora Joyce da Silva Albuquerque.

O momento possibilitou discussões sobre o assunto e tratou de projetos desenvolvidos pela Instituição, por meio das ações que são praticadas ao longo do ano por todos os cursos da Unileão.

A profa. Ana Isabel Calixto considera momentos como esse de extrema relevância e, por isso, acredita que a discussão sobre sustentabilidade deve sair do âmbito da fala e partir para ações afirmativas. “A Unileão tem sido referência de estudo e como exemplo de instituição que realiza a prática da sustentabilidade”, destacou.

Unileão Sustentável

A Unileão é a instituição de ensino do interior cearense que mais investe em sustentabilidade. O campus Lagoa Seca, por exemplo, possui mais de três mil placas solares que possibilitarão a autossuficiência da unidade até abril desse ano.

Em 2018, foram gerados 325.538 kWh, o que significa uma economia de 138.338kWh. Na prática, esses números equivalem à redução da emissão de 140,70 toneladas de CO2 e ao número de 28.138 árvores salvas.

No mesmo ano, a Instituição conseguiu reaproveitar 3.600.000 litros de água, por meio da sua estação de tratamento, e enviar para a reciclagem 1.042 Kg de papel, evitando o corte de 22 árvores. O programa também evitou a ida de 130 Kg de garrafas PET para o meio ambiente, direcionando-as à Associação Engenho do Lixo.

Houve, ainda, o descarte correto de 163 litros de óleo de cozinha, que foram revertidos à Associação dos Recicladores do Crato para a fabricação de sabão e sabonete, bem como o recolhimento e direcionamento correto de mais de 84 Kg de lixo eletrônico, evitando a poluição do solo com metais pesados.

Além disso, a Instituição possui o Programa de Educação Ambiental e Social (PEAS). São 14 projetos voltados à sustentabilidade que envolvem os 15 cursos da Unileão nos três campi: Crajubar, Saúde e Lagoa Seca.