Unileão suspende atividades em virtude da Data Magna do Ceará

Dia 25 de março celebra o marco histórico da libertação dos escravos no estado. O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) informa que as atividades dos três campi estarão suspensas na próxima segunda-feira (25) por causa do feriado estadual da Data Magna do Ceará. Libertação […]

22/03/2019 00:00 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Dia 25 de março celebra o marco histórico da libertação dos escravos no estado.

Libertação dos escravos começou no Ceará

A Data Magna do Ceará marca a abolição da escravidão no estado, fato ocorrido em 25 de março de 1884. Quatro anos antes que a princesa Isabel assinasse a Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, a qual determinou a abolição da escravatura em todo o Brasil, o Ceará surgiu como a primeira província brasileira a libertar os seus escravos.

Apesar de completar 135 anos em 2019, a data só foi instituída lei e publicada no Diário Oficial do Estado do Ceará em 1º de dezembro de 2011, após a aprovação de um projeto que tramitou na Assembleia Legislativa do estado.