Veterinária leva práticas sustentáveis para entidade de Barbalha

Projeto do curso visa aprimorar atividades agropecuárias da Comunidade Aliança da Misericórdia. Desde outubro do ano passado, o curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) desenvolve um projeto de implementação de um sistema agrossilvipastoril na Comunidade Aliança de Misericórdia, localizada na […]

01/04/2019 00:00 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Desde outubro do ano passado, o curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) desenvolve um projeto de implementação de um sistema agrossilvipastoril na Comunidade Aliança de Misericórdia, localizada na cidade de Barbalha (CE).

A entidade trabalha com a recuperação de dependentes químicos e tem como uma das suas atividades de reintegração a agropecuária em pequena escala, voltada para a produção de produtos agrícolas orgânicos. A instituição pretende expandir a produção para a criação de caprinos leiteiros e o curso de Veterinária da Unileão pretende dar suporte a essa ideia.

“Devido a Comunidade estar inserida em uma área de proteção ambiental da Chapada do Araripe, percebeu-se a importância de desenvolver um projeto que permitisse a atividade de plantio de maneira sustentável e que, ao mesmo tempo, proporcionasse uma produção ecologicamente correta e com rentabilidade social”, explicou a profa. Juliana Almeida, coordenadora do curso de Medicina Veterinária.

Sistema agrossilvipastoril

O sistema agrossilvipastoril, prática agroflorestal que minimiza as agressões ao meio ambiente, diversifica a produção local e pode até recuperar uma área degradada ou em processo de degradação.

O projeto do curso de Veterinária da Unileão é desenvolvido pelos professores Marcos Vinícius Furtado Gomes e Niraldo Muniz de Sousa com as estudantes Maria Thais de Macedo Gomes, Laryssa Lobo Alves e Raiany Leite de Carvalho.

De acordo com a profa. Juliana Almeida, para o início da implantação do sistema na Comunidade Aliança da Misericórdia foi necessária uma formação ambiental que explicasse o sistema às pessoas atendidas pela entidade.

Segundo a docente, após essa etapa foi realizado o suporte técnico para atividades que serão executadas, tais como o cultivo de plantas para a fixação de nutrientes no solo e, em sequência, o estabelecimento definitivo do sistema.