Unileão inicia o mês de abril com a cor azul

Campanha traz à sociedade a reflexão acerca do Autismo. O Dia Mundial da Conscientização do Autismo é celebrado nesta terça-feira (2) e, além de trabalhar a temática ao longo do ano por meio de seu curso de Psicologia, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) […]

02/04/2019 00:00 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Campanha traz à sociedade a reflexão acerca do Autismo.

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo é celebrado nesta terça-feira (2) e, além de trabalhar a temática ao longo do ano por meio de seu curso de Psicologia, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) promoverá o III Encontro Sobre Autismo no dia 26 desse mês.

O evento está sendo organizado pela Psicologia e contará com a participação de docentes, discentes e profissionais da área, que irão debater o tema “Intervenções multiprofissionais e processos de inclusão ”.

Segundo a coordenadora de Psicologia da Unileão, profa. Flaviane Troglio, o acompanhamento e as intervenções de profissionais especializados, o trabalho multidisciplinar e a participação da família e da escola são elementos importantes para a inclusão de pessoas com TEA.

De acordo com a docente, psicólogos, neurologistas, psiquiatras, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais formam um grupo de especialidades distintas que são necessárias para o acompanhamento de pessoas com autismo.

No caso de crianças, a profa. Flaviane Troglio também enfatiza a atuação da equipe pedagógica da escola a qual a criança frequenta. Ela frisa que o tratamento deve ir além das intervenções de profissionais e ser algo continuado dentro do convívio social.

“A inclusão deverá ser realizada em todos os contextos que a criança está inserida com o objetivo de dar-lhe mais independência e autonomia”, observa.

Serviço de Psicologia Aplicada

O Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da Unileão reforça o aprendizado dos alunos do curso por meio de atendimentos na clínica-escola a crianças, adolescentes e adultos com o transtorno através de diversas abordagens psicológicas.

O SPA fica localizado na Clínica-Escola, no campus Lagoa Seca, e funciona de segunda a sexta, das 8h às 20h. Os atendimentos são voltados para toda a população.

Abril Azul

Durante todo o mês, a campanha Abril Azul dá destaque ao transtorno que afeta mais de 70 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, a estimativa da OMS é de mais de 2 milhões de pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).