Ações da Fisioterapia promovem saúde e direitos da mulher

Eventos acontecidos em março proporcionaram bem-estar e reflexões sobre o tema. Durante todo o mês de março, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) realizou, por meio dos seus cursos, diversas ações voltadas para a mulher em alusão ao dia 8, Dia Internacional da Mulher. […]

04/04/2019 00:00 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Eventos acontecidos em março proporcionaram bem-estar e reflexões sobre o tema.

Entre as atividades desenvolvidas dentro e fora da instituição, o curso de Fisioterapia ofereceu serviços estéticos, interação e palestras. O objetivo foi promover bem-estar e reflexões sobre direitos do público feminino.

Saúde da pele

Serviços na área de dermatofuncional – especialidade da Fisioterapia que atua na prevenção, recuperação e promoção da saúde da pele – foram ofertados nos dias 7 e 8 de março, na clínica-escola e bloco D, sob supervisão das professoras Rejane Fiorelli e Elisangela de Lavor.

Na ocasião houve, ainda, serviços voltados à higienização da face com aplicação de máscara de argila e massoterapia.

A profa. Rejane Fiorelli destacou a importância de valorizar o bem-estar da mulher e, ao mesmo tempo, de inserir os alunos na área prática da Fisioterapia.

“Além de homenagear a mulher, também estamos integralizando as disciplinas do curso e as turmas de diferentes semestres. Isto é, aprendendo sobre a integralização profissional e a importância do trabalho em equipe”, destacou a professora.

Os serviços foram realizados pelos discentes do primeiro, sétimo, oitavo e nono semestre.

Debate

Já no dia 27 de março, o evento “Feminino e a contemporaneidade: uma discussão” levantou questões sobre direitos da mulher e a violência física e obstétrica. O debate foi realizado no auditório do bloco E, no campus Lagoa Seca.

O momento contou com falas de Célia Rodrigues, radialista e militante da Frente de Mulheres dos Movimentos Sociais do Cariri, da profa. Carolina Macêdo e dos alunos da disciplina de Estágio Supervisionado, que falaram sobre a experiência na área de urologia no Hospital Maternidade São Lucas.

Os discentes do primeiro semestre apresentaram simulações de casos de relacionamentos abusivos e feminicídios, com o intuito de promover uma reflexão sobre a problemática da violência contra a mulher.

Ações externas

Além das ações internas, no mês de março também foram realizadas prestações de serviços no Hospital Regional do Cariri, Hospital Maternidade São Lucas, grupo M. Dias Branco, Cariri Garden Shopping e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Juazeiro do Norte (CE).