Eixos de conhecimento integram grades curriculares dos cursos de Gestão e Negócios

Metodologia recebeu um prêmio da ANGRAD de Inovação em Ensino e Aprendizagem em 2018. Oferecer uma experiência educacional baseada na formação de competências exigidas pelo mercado atual e do futuro. Essa é a proposta da Unileão para as graduações das áreas de Gestão e Negócios. […]

24/04/2019 00:00 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Oferecer uma experiência educacional baseada na formação de competências exigidas pelo mercado atual e do futuro. Essa é a proposta da Unileão para as graduações das áreas de Gestão e Negócios. Os alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Gestão Comercial e Gestão de Recursos Humanos do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio já estão inseridos no novo modelo de aprendizagem, que divide as matrizes curriculares das graduações em 15 eixos de conhecimento.

Alguns eixos são comuns a mais de um curso, enquanto outros são específicos para cada uma das quatro formações. Para o prof. Alexandre Nicolini, responsável pela implantação do novo modelo de ensino nos cursos de Gestão e Negócios da Unileão, o formato diferencia o Centro Universitário das demais instituições pela abordagem pedagógica inovadora.

“O modelo tradicional de Ensino Superior é baseado no conceito de qualificação, que é quando o estudante vai deter os saberes necessários para exercer a profissão. O grande problema é que saber é totalmente diferente de saber fazer, são lógicas diferentes, são formações diferentes. Não é porque um estudante detém o conhecimento sobre o que é necessário para ser um bom profissional que ele vai ser um bom profissional”, frisou.

De acordo com o prof. Emerson Paulo, coordenador dos cursos de Administração e Gestão de RH da Unileão, a divisão das matrizes curriculares em eixos permite a formação de competências, o que contribui para a formação do profissional esperado pelo mercado.

“Nesta estratégia, todo o processo pedagógico passou por modificações, onde a principal inovação é a presença de uma disciplina integradora em cada eixo, que tem como objetivo desenvolver ações inter, multi e transdisciplinares, de forma que o estudante seja o ator principal do processo de aprendizagem”, acrescentou.

Mercado do futuro

Segundo o prof. Alexandre Nicolini, poucos profissionais trabalham diretamente na área em que foram formados. Para ele, as oportunidades reais ultrapassam os campos das profissões específicas. Por isso, ele enfatiza que o importante é aprender a resolver problemas dentro da lógica das formações.

“É importante que a gente ensine competências e não ferramentas. Ferramentas envelhecem, mas competências se adaptam às novas ferramentas que virão”, observou. O prof. Alexandre Nicolini sugeriu que os profissionais formados dentro dessa lógica conseguem gerenciar desafios “tanto no ano que vem quanto daqui a 40 anos”.

Metodologia premiada

A metodologia do aprendizado por meio dos eixos adotada na Unileão recebeu um prêmio da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD) de Inovação em Ensino e Aprendizagem no ano de 2018.

Estação de Negócios

A Estação de Negócios é o local onde os cursos das áreas de Gestão e Negócios da Unileão centralizam as supervisões dos eixos. O equipamento fica localizado em frente à entrada principal do Bloco B do campus Lagoa Seca e oferece a experiência educacional baseada na formação de competências por meio de projetos que englobam ensino, pesquisa e extensão. O equipamento também serve de elo entre a academia e a comunidade, oferecendo diversos serviços destinados aos empreendedores do Cariri, o que colabora com o desenvolvimento econômico da Região.

Confira abaixo todos os eixos das áreas de Gestão e Negócios da Unileão:

– Organização

– Pessoas