Unileão homenageia mães da comunidade acadêmica pelo dia 12 de maio

No Brasil, o Dia das Mães é comemorado oficialmente desde 1932. O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) reconhece a dedicação de suas professoras, alunas e colaboradoras que são mães e conciliam trabalho, estudos e a criação dos seus filhos. Nesse dia 12 de maio, […]

10/05/2019 00:00 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

No Brasil, o Dia das Mães é comemorado oficialmente desde 1932.

O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) reconhece a dedicação de suas professoras, alunas e colaboradoras que são mães e conciliam trabalho, estudos e a criação dos seus filhos. Nesse dia 12 de maio, a Instituição parabeniza todas as mães da comunidade acadêmica.

A Unileão acredita que a maternidade é ter uma história de amor para contar, por isso, traz depoimentos de algumas mães que integram a comunidade acadêmica da Instituição:

Francisca Mara, egressa do curso de Gestão Comercial e mãe de Alexandre (3 anos)

“Tinha dias que eu me sentia cansada, sem coragem de ir para a faculdade, mas com a ajuda do meu esposo, não me deixando desistir, continuei. Alexandre veio ao mundo nos mostrando que não se deve baixar a cabeça diante de uma dificuldade. Com ele aprendi tanto! Foi daí que criei forças para superar e concluir o meu curso”.

Idênia Veloso, auxiliar administrativa da Biblioteca Professor Vladenir Menezes do campus Lagoa Seca e mãe de Heitor (1 ano e 9 meses)

“Eu construí minha carreira com base na Unileão e ter meu filho complementou a minha vida. O fato de ficar distante dele todo o dia é triste, mas também é muito reconfortante chegar em casa e encontrá-lo com aquele sorriso. Para mim, é importante que ele tenha uma mãe como eu, ativa e que trabalha todos os dias. Talvez ele ainda não compreenda muito bem, mas eu acredito que quando crescer vai entender que tudo o que faço é por ele”.

Sara Amy, aluna de Enfermagem e gestante de Emanuel (22 semanas)

“Essa gestação não estava nos planos que eu tinha traçado para 2019, porém, fui pega de surpresa. Por inúmeras vezes pensei em desistir, porque obstáculos foram colocados na frente e parecia que eu não suportaria. O importante de tudo isso é que eu não desisti. Ainda que o cansaço seja maior e a rotina quase sem fim, eu a enfrentaria mais vezes, porque aqui está meu sonho, sonho esse que está pertinho de ser realizado”.

Origem

A comemoração do Dia das Mães surgiu em maio de 1908, nos Estados Unidos. Anna Jarvis sofria por ter perdido sua mãe e, por isso, decidiu organizar um culto religioso para homenagear e expressar a importância da figura materna.

A iniciativa ganhou notoriedade do então presidente do país, Woodrow Wilson, que instituiu a celebração da data, anualmente, no segundo domingo do mês de maio. No Brasil, a celebração foi oficializada em 1932, pelo presidente Getúlio Vargas. Desde então, passou a ser comemorada como nos Estados Unidos.