(88)99216-3040

Luta Antimanicomial é abordada em evento da Psicologia

Inscrições serão gratuitas e feitas no local e horário do evento. Visando promover um espaço de discussão sobre o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio, o curso de Psicologia do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) irá realizar, no dia 27 […]

17/05/2019 00:00 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Inscrições serão gratuitas e feitas no local e horário do evento.

Visando promover um espaço de discussão sobre o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio, o curso de Psicologia do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) irá realizar, no dia 27 de maio, o evento “Luta Antimanicomial: Saúde Mental e o Cuidado em Atos”. A atividade ocorrerá nos períodos da manhã e da noite, a partir das 8h e das 18h30, respectivamente, no auditório do Bloco A do campus Lagoa Seca.

O momento será destinado aos alunos do curso e aos profissionais da área de Saúde. Os interessados em participar da atividade poderão se inscrever gratuitamente no local e horário de abertura do evento. O evento emitirá certificação de 8 horas para os participantes.

Movimento Antimanicomial

O Movimento Antimanicomial busca a reorganização do modelo de atenção em Saúde Mental no Brasil a partir de serviços abertos, comunitários e territorializados, reunindo diversos setores da sociedade, incluindo profissionais da área da Saúde.

Luta Antimanicomial no Brasil

No Brasil, a busca pelos direitos das pessoas com sofrimento mental vem se intensificando desde o final da década de 1970. Com o lema “Por uma sociedade sem manicômios”, o movimento teve, em 1987, dois marcos importantes para a escolha do dia 18 de maio: o Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, em Bauru/SP, e a I Conferência Nacional de Saúde Mental, em Brasília.

Após as mobilizações, o Movimento da Reforma Psiquiátrica resultou na aprovação da Lei 10.216/2001, nomeada “Lei Paulo Delgado”, que trata da proteção dos direitos das pessoas com transtornos mentais e redireciona o modelo de assistência.

Confira a programação do evento “Luta Antimanicomial: Saúde Mental e o Cuidado em Atos”:

Manhã:

8h – Credenciamento

8h30 – Palestra: “Reforma Psiquiátrica e experiências em Saúde Mental no Município de Juazeiro do Norte”

Palestrante: Cíntia Gomes (Coordenadora da Política de Saúde Mental de Juazeiro do Norte)

09h30 – Mesa-redonda: “Saúde mental e Corresponsabilização no cuidado”

Facilitadores: Luan Layzon (Psicólogo, especialista em Saúde Mental, CRP 11/10527) e Marcossuel Aciole (Psicólogo, especialista em Saúde Mental, CRP 11/8701)

10h30 – Relatos de experiências: “Saúde Mental e experiências de estágios”

Facilitadores: Ítalo Pereira Coelho, Raianne de Lima Santos e Valéria Gonçalves de Lucena (Acadêmicos(as) do curso de Psicologia da Unileão)

Noite:

18h30 – Mesa-redonda: “Saúde mental na atenção básica”

Ivancildo Ferreira (Professor da Unileão, Psicólogo do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica de Juazeiro do Norte, CRP 11/06506) e Natália dos Santos Biró (Acadêmica do curso de Psicologia)

20h00 – Mesa-redonda: “Os impactos do cenário político brasileiro na Política Nacional sobre drogas”

Facilitadores: Alex Figueiredo (Professor da Unileão, Psicólogo do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica de Juazeiro do Norte, CRP 11/ 04557) e Raul Max da Costa (Professor da Unileão, Psicólogo do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica de Juazeiro do Norte – CRP 11/05676)

Serviço

Luta Antimanicomial: Saúde Mental e o Cuidado em Atos

Data: 27 de maio

Horário: 8h às 12h | 18h30 às 22h

Local: auditório do Bloco A | campus Lagoa Seca


COMPARTILHE: