Psicologia, Direito e Serviço Social promovem Encontro de Filosofia e Sociologia da Unileão

Atividade contará com a participação de estudantes e professores de escolas públicas. Consideradas indispensáveis para a formação do pensamento crítico dos estudantes, as disciplinas de Filosofia e Sociologia estão intrinsecamente ligadas à reflexão sobre a sociedade e as relações entre os indivíduos. É sob a […]

27/05/2019 00:00 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Consideradas indispensáveis para a formação do pensamento crítico dos estudantes, as disciplinas de Filosofia e Sociologia estão intrinsecamente ligadas à reflexão sobre a sociedade e as relações entre os indivíduos. É sob a ótica da relevância dessas disciplinas que os cursos de Psicologia, Serviço Social e Direito da Unileão irão realizar o “I Encontro de Filosofia e Sociologia do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio: ter consciência para ter coragem!”.

A atividade ocorrerá na quarta-feira (29), a partir das 8h, no auditório do bloco E do campus Lagoa Seca. As inscrições serão realizadas no local do evento, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (exceto sal).

O evento tem como objetivo promover o diálogo entre sociedade e academia acerca do papel da Filosofia e da Sociologia na construção dos saberes científicos e no progresso da humanidade. Para tanto, além da participação de estudantes da Instituição, a ação contará com a presença de alunos do terceiro ano do Ensino Médio de escolas públicas das CREDEs 18 e 19. Professores de Sociologia e Filosofia das escolas também serão convidados a participar do momento.

Quanto à programação: pela manhã, será realizada uma mesa-redonda para explanação da temática com os estudantes e professores; no período da tarde, acontecerão rodas de conversa mediadas por professores; e, por fim, será realizada outra mesa-redonda sobre o assunto no turno da noite.

Filosofia e Sociologia nas escolas

Sendo banidas do currículo obrigatório do ensino médio em 1971, as disciplinas de Filosofia e Sociologia foram novamente incorporadas à grade curricular em 2008, com a entrada em vigor da Lei nº 11.684. Entretanto, após nove anos, as disciplinas voltaram a deixar de ser obrigatórias. A medida foi tomada a partir das novas diretrizes propostas pela reforma da educação, sancionada em 2017 pelo Governo Federal.

Serviço

Data: 29 de maio